quinta-feira, 24 de junho de 2010

Biomedicina



Do diagnóstico de doenças ao desenvolvimento de vacinas





Testes de paternidade, desenvolvimento de vacinas contra doenças infecciosas, diagnóstico laboratorial de infecção pelo HIV, fisiologia do exercício nos esportistas de alto desempenho, plantas medicinais usadas na medicina popular e desenvolvimento de terapias contra câncer são assuntos presentes nas páginas dos jornais e revistas. E são atividades e temas que compõem o universo do biomédico.Entre as possíveis atribuições do profissional das Biomédicas está entender as ciências básicas aplicadas à saúde, atender às necessidades diagnósticas, estudar e ajudar a encontrar soluções viáveis aos problemas de saúde da população, que geram dramas pessoais ou afetam grandes grupos populacionais.Os cursos de formação do biomédico foram criados nas universidades públicas na década de 1960 e tinham como objetivo original formar profissionais capacitados ao desenvolvimento e ensino das ciências básicas aplicadas à Medicina.Com o passar dos anos, o campo de trabalho do biomédico foi progressivamente ampliado e, atualmente, o trabalho desse profissional está presente em laboratórios de análises clínicas, bancos de sangue, serviços de diagnóstico por imagem, na indústria e comércio de reagentes biológicos, além de nos laboratórios de pesquisa e desenvolvimento em biotecnologia.Os laboratórios de análises clínicas continuam absorvendo a maior parte dos biomédicos formados em todo o País, que podem realizar todos os exames oferecidos pelo laboratório, responder técnica e judi­cialmente pelos resultados e ser responsáveis por seu próprio negócio. A mesma condição se aplica à produção ou comercialização de reagentes e kits para diagnósticos laboratoriais, garantindo ao biomédico a possibilidade de ser autônomo.Nos bancos de sangue e serviços de diagnóstico por imagem, o biomédico trabalha sob a supervisão de um médico, que deve responder pelos procedimentos que envolvam qualquer forma de administração medicamentosa a pacientes. Hoje, o mercado é particularmente favorável à atua­ção do biomédico com ampla formação, que contempla, entre outras disciplinas, o conhecimento de anatomia, fisiologia e biofísica humana.Em relação ao ensino e à pesquisa, o biomédico poderá atuar em quaisquer das áreas contempladas por seu currículo escolar. Considerando-se o grande número de novas escolas e cursos das áreas biológicas e de saúde que se criam a cada ano no País, esta é uma área de atuação em franca ascensão.

Não se engane: apesar do nome, a graduação de Biomedicina é bem diferente da Medicina. "A Medicina forma profissionais para atender aos indivíduos, investigando, diagnosticando e tratando das doenças. Já a Biomedicina conduz estudos e pesquisas das doenças humanas, sem contato com os pacientes", explica a biomédica Cristine Goebel, professora-substituta da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), antiga Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre (FFFCMPA). O curso, com duração média de quatro anos, forma profissionais que buscam as causas das doenças, além de trabalhar com prevenção e cura, desenvolvendo soros e vacinas.


Mercado - O curso foi criado na década de 1960 para formar professores das áreas básicas de saúde. Alguns anos depois, as faculdades passaram a graduar profissionais habilitados a exercer análises clínico-laboratoriais, a área de atuação mais comum dos profissionais. Hoje, o campo de atuação do biomédico é amplo, com mais de 30 especialidades.
O profissional poderá atuar em laboratórios, hospitais, órgãos públicos de saúde e indústrias biotecnológicas, em áreas como análises bromatológicas (de alimentos), banco de sangue, reprodução humana, imagenologia (radiologia, tomografia computadorizada, ultra-sonografia, entre outros exames), biologia molecular, citologia oncótica, toxicologia, entre outras. "A área de perfusão extra-corpórea é uma outra possibilidade que os biomédicos podem atuar, na qual eles são responsáveis uma máquina chamada coração-pulmão, muito importante em cirurgias, principalmente cardíacas", exemplifica Cristine. Não há piso da categoria.


É pra você? - Em primeiro lugar, avalie se o que você quer é mesmo a Biomedicina. A professora da UFCSPA conta que muitos estudantes iniciam o curso apostando que ele seja semelhante ao curso de Medicina. "Apesar do nome, são bem diferentes", lembra. Mas, como a colega mais famosa, a Biomedicina exige muito estudo e dedicação do aluno. Um perfil de investigador também é desejável, já que o profissional trabalha com pesquisa e novas descobertas. "Também é fundamental se manter atualizado", ensina Cristine.
A inserção no mercado de trabalho é difícil no começo da carreira, diz a professora Cristine Goebel. A área de análises clínicas é a mais saturada, mas há diversas oportunidades dentre as 33 especialidades da Biomedicina.


O que vem por aí - O biomédico trabalha em diversas áreas dentro da saúde, mas uma das mais promissoras é a indústria farmacêutica, onde o profissional trabalha no desenvolvimento de medicamentos. A inseminação artificial também é uma forte aposta dos profissionais da área, que avaliam e selecionam os embriões, além dos exames de DNA, por quais são responsáveis.


Diferencial - Quem quer se destacar na faculdade deve, desde o começo, apostar em atividades extracurriculares, como participar de palestras, cursos de extensão e congressos. A professora da UFCSPA aconselha ainda que o estudante procure ser aluno de iniciação científica, monitor de disciplinas e se dedique a estágios. No último ano do curso, os estágios são supervisionados.
Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário