sábado, 26 de junho de 2010

Saiba mais sobre o SISU - Sistema de Seleção Unificada

Como funciona o SiSU
O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) foi desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) para selecionar os candidatos às vagas das instituições públicas de ensino superior que utilizarão a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2009 como única fase de seu processo seletivo.

Neste processo, são oferecidas 16.573 vagas para ingresso no segundo semestre de 2010 em 35 instituições participantes do programa.

A seleção é feita pelo sistema com base na nota obtida pelo candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2009.

Neste sítio, os candidatos podem consultar as vagas disponíveis, pesquisando os cursos e instituições participantes.

Inscrições
As inscrições acontecerão em uma única etapa, de 10 a 14 de junho, e serão feitas exclusivamente neste portal, por meio do acesso ao sistema. No momento da inscrição, o candidato deverá informar seu número de inscrição no Enem 2009 e sua senha de acesso cadastrada no exame. As inscrições estarão abertas no período de 8h às 23h59 (horário de Brasília).

Caso o aluno não se recorde de sua senha do Enem, o sistema permitirá que a recupere. O aluno poderá realizar o acesso ao Sisu com a sua senha do Enem, sendo facultado ao candidato a criação de uma nova senha para acesso ao Sisu.

A partir dessa informação, o sistema importará os dados informados na inscrição ao exame e a nota obtida pelo candidato. Caso tenha havido alguma mudança nos dados, o estudante deverá fazer a atualização de seus dados cadastrais.

Opções de Inscrição
Neste processo, haverá uma única etapa de inscrição em que o candidato poderá inscrever-se, por ordem de preferência, em até duas opções de vaga em cursos de instituições participantes do Sistema de Seleção Unificada.

Durante o período de inscrição, o candidato poderá alterar suas opções, se assim desejar, a partir da observação da nota de corte em cada opção. Ao final do prazo de inscrição, o sistema seleciona automaticamente os candidatos melhor classificados em cada curso, de acordo com suas notas no Enem 2009. Será considerada válida a última inscrição realizada.

Serão considerados selecionados somente os candidatos classificados dentro do número de vagas ofertadas pelo Sisu em cada curso. Caso a nota do candidato possibilite sua classificação em suas duas opções de vaga, ele será selecionado exclusivamente em sua primeira opção.

Serão feitas três chamadas sucessivas. A cada chamada, os candidatos selecionados têm um prazo para efetuar a matrícula na instituição escolhida, confirmando dessa forma a ocupação da vaga. Conheça as regras de seleção:

Candidato selecionado em 1ª opção:
O candidato selecionado em sua primeira opção não participará das chamadas subsequentes, mesmo que não efetue sua matrícula na instituição de ensino. Por isso, o candidato deve ficar atento aos prazos: se for selecionado em primeira opção e não efetuar a matrícula, ele será automaticamente excluído do sistema e não será convocado nas chamadas seguintes.

Candidato selecionado em 2ª opção:
O candidato selecionado em sua segunda opção continuará concorrendo, na(s) chamada(s) subsequente(s), à vaga que definiu como primeira opção, mesmo que tenha feito matrícula na vaga escolhida como segunda opção.

Sendo assim, se nas chamadas subsequentes o candidato que já havia sido aprovado na segunda opção for selecionado na primeira opção (por desistência de candidatos selecionados anteriormente, por exemplo), a ocupação da vaga da primeira opção implica no cancelamento da vaga da segunda opção. Essa vaga será ofertada novamente na chamada subsequente do Sisu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário