quinta-feira, 24 de junho de 2010

Engenharia Mecânica



De todas as especialidades da Engenharia, pode-se dizer que a Mecânica é das mais amplas e diversificadas. Ela se envolve com instalações industriais, máquinas e equipamentos mecânicos e eletrônicos, veículos automotores, sistemas de produção, transmissão e utilização de calor.Quase tudo o que usamos teve, em algum momento, a mão do engenheiro mecânico na sua confecção. Este profissional é capaz de projetar e fazer desde um simples brinquedo até um satélite ou um ônibus espacial. Ele é o mais versátil dos engenheiros. Está presente na concepção, projeto, fabricação e manutenção de qualquer produto que envolva componentes mecânicos.Em algumas áreas, sua participação é fundamental. Ele pode trabalhar em empresas aeronáuticas, automobilísticas, de energia e meio ambiente, de materiais, processos de manufatura e projetos. O mercado de trabalho para um profissional bem formado está aquecido, em franca expansão. Geralmente, os formados encontram colocação tanto em empresas privadas, nacionais e multinacionais, quanto em empresas públicas.O Estado de São Paulo concentra a maioria desses profissionais, mas ultimamente também têm surgido muitas oportunidades nas Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil. As melhores oportunidades têm aparecido em organizações de grande porte ou de tecnologia avançada, como as fabricantes de autopeças, montadoras de automóveis, indústrias de refrigeração e ar-condicionado, indústrias petrolíferas e aeronáuticas.Um candidato a essa carreira deve atender alguns requisitos: raciocínio rápido, espírito de busca, liderança, capacidade de trabalhar em grupo, dedicação e perseverança. O candidato deve, ainda, ser versátil, ter bom desenvolvimento intelectual, conhecimento de línguas, de informática e afinidade com as Ciências Exatas.Além dessas qualidades naturais, o candidato pode incrementar suas chances na carreira aperfeiçoando-se depois da faculdade. Um caminho é procurar cursos de especialização e pós-graduação, além de estágios no Exterior. Cursos de idiomas, de oratória e de liderança, além de participação em atividades extracurriculares e serviços voluntá­rios são muito importantes para formar o futuro profissional.



Ainda há alunos que acham que o engenheiro mecânico é aquele profissional que trabalha em oficinas de automóveis, sujo de óleo e graxa, conta o professor Rômulo Gonçalves Lins, da Universidade Guarulhos (SP). "O que não é verdade", completa. O profissional formado na área atua em projetos mecânicos de máquinas e equipamentos e em desenvolvimentos de processos de fabricação em indústrias metalúrgicas, autombilísticas, aeroespacial, entre outras.

Mercado - Em geral, os alunos de Engenharia Mecânica têm ocupado cargos nas áreas de projetos de máquinas e equipamentos, além da área de processos de fabricação. "Mas também podem atuar com o gerenciamento de obras, desenvolvimento de processos automatizados de fabricação, designer de produtos, etc. Já houve casos de alunos trabalharem no mercado financeiro, devido a grande habilidade com cálculo. Enfim, há inúmeras oportunidades em várias áreas, o importante é estar preparado", diz o professor da UnB.
Lins comenta que, quem sai da faculdade, enfrenta dois desafios. O primeiro é a falta de experiência do recém-formado. O segundo problema enfrentado é a defasagem da tecnologia dos equipamentos utilizados nas universidades em comparação com a indústria que possui um grande desenvolvimento tecnológico. "Em inúmeras vezes a empresa contratante exige esta qualificação e o aluno acaba encontrando dificuldades para ingressar no mercado de trabalho. Esta situação não é difícil de encontrar, mesmo em período de crise como atualmente, muitas indústrias possuem vagas em aberto por um longo período de tempo, pois não encontram candidatos com o perfil necessário para esses cargos", garante.
O salário médio para profissionais recém-formados varia muito de acordo com o porte da empresa e o trabalho a ser desenvolvido. Existe um piso salarial de seis salários mínimos para jornada de trabalho de 6 horas; e nove salários mínimos para jornadas de 8 horas.

É pra você? - É bom gostar de matemática, já que o futuro engenheiro mecânico vai encontrar muito cálculo pela frente. "A área de projetos pode ser uma boa opção se o profissional é criativo, gosta de cálculo e, principalmente, gosta de novos desafios. Outra boa opção para o engenheiro mecânico é se especializar em automação industrial, principalmente para as pessoas que gostam de se envolver com tecnologias avançadas e possuem raciocínio lógico bem desenvolvido", ensina Lins.

O que vem por aí - O professor da UnG comenta que a principal tendência do setor para os próximos anos é a integração com outras áreas do conhecimento. "Um exemplo é a biomedicina, que utiliza os conceitos da medicina e os conhecimentos da engenharia para o desenvolvimento de produtos que visam a oferecer bem-estar às pessoas. Já há corações artificiais sendo testados em animais que foram desenvolvidos em parceria por médicos e engenheiros", conta.

Diferencial - Lins diz que o aluno deve pesquisar sobre novas tecnologias, visitando feiras e eventos voltados à área. "Participar, freqüentemente, de cursos de especialização, pois a cada dia surgem novas tecnologias que são empregadas no dia-a-dia do profissional", lembra. Ele cita também a importância de dominar um outro idioma. "O inglês é fundamental para quem quer ser bem sucedido."


Nenhum comentário:

Postar um comentário