sábado, 26 de junho de 2010

Cursos de Ciências Biológicas


Agronomia Fisioterapia
Ciências Biológicas Fonoaudiologia
Ciências Biomédicas Medicina
Ecologia Medicina Veterinária
Educação Física Nutrição
Enfermagem Odontologia
Engenharia Florestal Terapia Ocupacional
Farmácia-Bioquímica Zootecnia

José Fernando Garcia
Por que fazer um curso na grande área das Ciências Biológicas?
Em primeiro lugar está o desejo obstinado de melhor compreender a vida pelo conhecimento do funcionamento dos organismos vivos e dos ecossistemas que os rodeiam. Em segundo lugar, o fato de os cursos de graduação dessa área convergirem direta ou indiretamente para a preservação da espécie humana, imprimindo obrigato­riamente à grande área uma visão sistêmica e “antropocêntrica” (entenda-se aí o Homem não como o “centro”, mas como “gestor” e “usuário” da natureza, além de parte integrante dela).
Com essas duas visões em perspectiva, podemos agrupar os cursos oferecidos pela UNESP na área de Ciências Biológicas em três grandes grupos: 1) Preservação do meio ambiente; 2) Segurança alimentar e geração de bioenergia; e 3) Saúde e bem-estar do Homem.
O primeiro grupo (preservação do meio ambiente) abrange majoritariamente as carreiras de Ecologia e Ciências Biológicas, que desenvolvem profissionais capazes de analisar criticamente os ecossistemas e seu funcionamento, criando as bases do conhecimento que permitem à sociedade tomar decisões sobre o uso sustentável de novas tecnologias aliadas à preservação e respeito ao meio ambiente.
Entretanto, outras carreiras também podem inserir-se nesse campo como, por exemplo, Agronomia, Engenharia Florestal, Medicina Veterinária e Zootecnia, áreas que se preocupam tradicionalmente com o segundo grupo (segurança alimentar e geração de bioenergia), mas que a cada dia que passa tendem a voltar-se para aspectos da sustentabilidade da produção agrosilvopastoril (agrícola, florestal e pecuária).
A terceira grande área (saúde e bem-estar do Homem) é aquela que contempla as carreiras dedicadas à sobrevivência do ser humano, da melhor forma possível, desde o seu nascimento até a inexorável morte. Nesse sentido, volta-se para a saúde e bem-estar dos indivíduos de forma completa e abrangente tanto no aspecto preventivo quanto curativo, dependendo do momento e das situações de nossa existência.
A escolha de uma carreira na área das Ciências Biológicas no mundo de hoje, em que valores e conceitos mudam de forma rápida e muitas vezes de difícil assimilação, traz muita dúvida e responsabilidade ao vestibulando. Independentemente da carreira escolhida, o Brasil e o mundo precisam de profissionais graduados com elevado nível profissional para ajudar a resolver problemas crônicos com os quais a Humanidade vem convivendo há séculos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário