sábado, 26 de junho de 2010

Tire suas dúvidas sobre o SISU

1.O que é o Sistema de Seleção Unificada (SiSU)?
É o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação, por meio do qual as instituições públicas de educação superior participantes selecionam novos estudantes exclusivamente pela nota obtida no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) 2009. O processo seletivo do Sisu a ser realizado em junho deste ano selecionará candidatos a vagas para ingresso no segundo semestre de 2010.

2.Quais as instituições e cursos participantes da seleção para ingresso no segundo semestre de 2010?
Participam do processo de seleção para as vagas do segundo semestre 35 instituições de ensino superior, sendo 15 universidades federais, duas universidades estaduais e 18 institutos federais de educação, ciência e tecnologia. A lista das instituições participantes do Sisu e dos cursos oferecidos pode ser consultada neste portal.

3.Quem pode se inscrever no Sistema de Seleção Unificada?
Podem se inscrever na seleção unificada os estudantes que prestaram o Enem em 2009. É importante ressaltar que algumas instituições adotam notas mínimas para inscrição em determinados cursos. Nesse caso, no momento da inscrição, se a nota do candidato não for suficiente para concorrer àquele curso, o sistema emitirá uma mensagem com essa informação.

4.Como funciona o Sistema de Seleção Unificada?
O processo seletivo do Sisu para ingresso no segundo semestre de 2010 terá uma única etapa de inscrição, de 10 a 14 de junho, de 8h às 23h59 (horário de Brasília).

Ao efetuar sua inscrição, o candidato deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções de vaga em cursos de instituições participantes do Sistema de Seleção Unificada. O candidato também deve definir se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência ou às vagas destinadas a políticas afirmativas (cotas).

Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar suas opções. Ao final da etapa de inscrição, o sistema seleciona automaticamente os candidatos melhor classificados em cada curso, de acordo com suas notas no Enem 2009. Será considerada válida a última inscrição confirmada.

Serão considerados selecionados somente os candidatos classificados dentro do número de vagas ofertadas pelo Sisu em cada curso. Caso a nota do candidato possibilite sua classificação em suas duas opções de vaga, ele será selecionado exclusivamente em sua primeira opção.

Serão feitas três chamadas sucessivas. A cada chamada, os candidatos selecionados têm um prazo para efetuar a matrícula na instituição para a qual foram selecionados, confirmando dessa forma a ocupação da vaga.

- Candidato selecionado em 1ª opção:
O candidato selecionado em sua primeira opção não participará das chamadas subsequentes, mesmo que não efetue sua matrícula na instituição de ensino. Por isso, o candidato deve ficar atento aos prazos: se for selecionado em primeira opção e não efetuar a matrícula, ele será automaticamente excluído do sistema e não será convocado nas chamadas seguintes.

- Candidato selecionado em 2ª opção:
O candidato selecionado em sua segunda opção continuará concorrendo, na(s) chamada(s) subsequente(s), à vaga que definiu como primeira opção, mesmo que tenha feito matrícula na vaga escolhida como segunda opção.

Sendo assim, se nas chamadas subsequentes o candidato que já havia sido aprovado na segunda opção for selecionado na primeira opção (por desistência de candidatos selecionados anteriormente, por exemplo), a ocupação da vaga da primeira opção implica no cancelamento da vaga da segunda opção. Essa vaga será ofertada novamente na chamada subsequente do Sisu.

- Lista de Espera:
Os candidatos não aprovados em nenhuma das três chamadas poderão constar da lista de espera do Sisu, desde que confirmem seu interesse na vaga, durante o período especificado. Essa lista de espera será uma lista única, e não irá considerar reservas de vagas para cotas e bônus eventualmente atribuídos pelas instituições à nota do candidato no Sisu. O uso da lista de espera do Sisu para convocação dos candidatos será feito a critério de cada instituição.

O candidato selecionado na sua segunda opção de vaga poderá constar da lista de espera para o curso escolhido como sua primeira opção, independentemente de ter efetuado a matrícula referente à vaga escolhida como segunda opção.

5.Como é feita a inscrição no SiSU?
As inscrições dos candidatos são feitas exclusivamente pela internet, sem pagamento de taxas, neste portal. Para se inscrever, o candidato deverá acessar o sistema e informar seu número de inscrição e a senha cadastrada no Enem 2009, sendo facultada ao candidato a criação de uma nova senha para acesso ao Sisu.

O sistema também solicitará que o candidato informe um e-mail válido. Muita atenção ao cadastrar o e-mail, pois somente por meio dele o estudante poderá, caso necessite, recuperar sua senha do Sisu.

6.Como os candidatos que não possuem computador poderão se inscrever?
As instituições de ensino participantes do Sisu devem disponibilizar acesso gratuito à internet para os candidatos que desejarem se inscrever.

7.É cobrada alguma taxa para a realização da inscrição?
A inscrição é feita exclusivamente pelo sistema, e sem a cobrança de taxas.

8.Qual o horário de inscrição no SiSU?
O Sisu ficará disponível para inscrição dos candidatos no período de 10 a 14 de junho, das 8h às 23h59. Será considerado o horário oficial de Brasília.

9.Como recuperar o número de inscrição ou a senha do Enem 2009?
Caso o candidato tenha perdido seu número de inscrição ou sua senha do Enem 2009, deverá recuperá-la no endereço www.enem.inep.gov.br

10.É necessário cadastrar uma nova senha para acesso ao Sisu?
O candidato poderá acessar o Sisu com a sua senha do Enem. No entanto, caso o estudante deseje, poderá cadastrar uma outra senha para acesso ao Sisu.

11.A senha cadastrada no Sisu no processo do primeiro semestre continua válida para acesso ao Sisu do segundo semestre?
Não. A senha criada no processo Sisu 2010/1 não terá validade para o processo 2010/2.

12.Quais os documentos necessários para fazer a inscrição no SiSU?
Para se inscrever no Sisu, o candidato precisará apenas de seu número de inscrição e da senha cadastrada no Enem 2009.

É necessário, no entanto, que ao fazer sua inscrição, o candidato fique muito atento aos documentos exigidos pela(s) instituição(ões) para a efetivação da matrícula, em caso de aprovação. Esta informação estará disponível no sistema, assim que o candidato clicar em cada opção de instituição/curso.

13.Como são informadas, no SiSU, as notas do candidato no Enem 2009?
No momento que o candidato insere no sistema o seu número de inscrição e a senha do Enem 2009, o Sisu recupera, automaticamente, as suas notas obtidas no exame.

14.Todas as vagas oferecidas nesta edição do Sisu são para ingresso no 2º semestre de 2010?
Sim.

15.Há oferta de vagas para cursos na modalidade de ensino a distância no SiSU?
Não, neste processo seletivo somente serão ofertadas vagas para cursos presenciais.

16.Há oferta de vagas específicas para políticas de ações afirmativas no SiSU?
Há instituições participantes do Sisu que disponibilizam uma parte de suas vagas para as políticas afirmativas (cotas para afrodescendentes, indígenas, egressos de escola pública etc.).

Assim, em determinados cursos, pode haver duas modalidades de concorrência: ampla concorrência e ações afirmativas. O candidato deverá, no momento da inscrição, optar por uma destas modalidades, de acordo com seu perfil.

Dessa forma, durante as três chamadas do Sisu, o candidato que optar por concorrer por uma determinada ação afirmativa estará concorrendo apenas com os candidatos que tenham feito essa mesma opção, e o sistema selecionará, dentre eles, os que possuírem as melhores notas no Enem 2009. Porém, na lista de espera, que é uma lista única, a modalidade de concorrência por ações afirmativas e bônus não serão consideradas.

Atenção: é de inteira responsabilidade do candidato se certificar de que atende os requisitos exigidos para concorrer a uma vaga destinada a política afirmativa e se possui os documentos que serão exigidos pela instituição de ensino no momento da matrícula, em caso de aprovação. A documentação necessária será informada pelo sistema, juntamente com os demais documentos exigidos para matrícula, quando o candidato clicar na opção de curso.

17.As instituições adotam pesos diferentes para as notas do Enem 2009?
Algumas instituições participantes do Sisu adotam pesos diferenciados para as provas do Enem 2009. Esta informação estará disponível para o candidato no momento da inscrição. Assim, quando o candidato se inscrever para curso em que a instituição adotou peso diferenciado para determinada prova do Enem 2009, o sistema fará automaticamente o cálculo, de acordo com as especificações da instituição, gerando uma nova nota.

18.Como o SiSU calcula a nota do candidato quando ele se inscreve em curso que adote pesos diferentes para as notas do Enem?
O Sisu calcula automaticamente a nova nota do candidato, de acordo com o peso especificado pela instituição para as provas do Enem 2009, em determinado curso. O candidato poderá verificar, no próprio sistema, como foi efetuado o cálculo de sua nota.

19.É possível que um mesmo candidato tenha notas diferentes para cursos diferentes?
Sim. Como as instituições participantes do Sisu podem atribuir pesos diferentes nas provas do Enem 2009 para cada curso, a nota do candidato pode variar de acordo com o parâmetro definido pela instituição.

20.Como é calculada a nota de corte de cada curso, informada pelo SiSU como referência?
Uma única vez por dia o Sisu calcula a nota de corte (menor nota para ficar entre os potencialmente selecionados) para cada curso com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso.

Atenção: a nota de corte é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição, não sendo garantia de seleção para a vaga ofertada. O sistema não faz o cálculo em tempo real e a nota de corte se modifica de acordo com a nota dos inscritos. A nota de corte só será informada pelo sistema a partir do segundo dia de inscrição.

21.Quais são os critérios de desempate?
No caso de notas iguais, o desempate entre os candidatos será efetuado considerando-se a seguinte ordem de critérios:

Nota obtida na redação;
Nota obtida na prova de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias;
Nota obtida na prova de Matemática e suas Tecnologias;
Nota obtida na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
Nota obtida na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias;

22.O candidato pode imprimir o comprovante de sua inscrição?
Sim. Ao finalizar a inscrição, o sistema possibilita ao candidato imprimir seu comprovante.

23.Depois de concluir sua inscrição, o candidato pode modificar suas opções?
Sim. É permitido ao candidato, durante o período de inscrição, modificar suas opções quantas vezes julgar conveniente. Será considerada válida a última inscrição confirmada.

24.Como saber o resultado do SiSU?
O resultado do candidato estará disponível neste portal, nas instituições participantes e na Central de Atendimento do MEC, no telefone 0800.616161.

25.O candidato que se inscreveu no Sisu também pode se inscrever no ProUni?
Sim, os estudantes que se inscreveram no Sisu também podem se inscrever no Programa Universidade para Todos (ProUni), desde que atendam aos critérios do programa. O Sisu e o ProUni utilizam o Enem 2009 como critério para seleção dos candidatos.

Entretanto, não é permitido que o estudante acumule uma bolsa do ProUni e uma vaga no Sisu. Por isso, caso o candidato faça a opção pelo ProUni, ele deverá abrir mão da vaga na universidade pública para a qual foi selecionado por meio do Sisu.

26.O bolsista do ProUni pode se inscrever no Sisu?
Sim, se tiver feito o Enem 2009, o bolsista do ProUni pode se inscrever no Sisu. Porém, se for selecionado pelo Sisu, deverá optar pela bolsa do ProUni ou pela vaga na instituição para a qual foi selecionado, pois é vedado ao bolsista utilizar uma bolsa do Programa e estar matriculado em instituição de ensino superior pública e gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário