sábado, 26 de junho de 2010

PROUNI, saiba como participar dessa oportunidade

Como funciona o PROUNI

Apresentação
O Programa Universidade para Todos (ProUni) tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação em instituições privadas de educação superior.

Podem se inscrever no processo seletivo do ProUni, referente ao 2º semestre de 2010, os candidatos não portadores de diploma de curso superior que tenham realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2009 e alcançado no mínimo 400 pontos na média das cinco notas (ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias e redação).

Para concorrer às bolsas integrais o candidato deve ter renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa. Para as bolsas parciais (50%) a renda familiar deve ser de até três salários mínimos por pessoa. Além disso, o candidato deve satisfazer a pelo menos uma das condições abaixo:

ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
ter cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
ter cursado todo o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral na instituição privada;
ser pessoa com deficiência;
ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente de instituição pública e que estejam concorrendo a bolsas nos cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Nesses casos não é considerado o critério de renda.

Inscrições
As inscrições para o processo seletivo 2010/2 serão feitas em etapa única, de 15 a 19 de junho. As inscrições terão início às 10h do dia 15/06 e estarão abertas até às 23h59 do dia 19/06.

A partir das inscrições, serão feitas seis chamadas subsequentes para convocação dos candidatos pré–selecionados com base nas notas no Enem 2009. Acompanhe no Cronograma as datas das chamadas.

Como é feita a inscrição
As inscrições são feitas exclusivamente pela Internet, acessando o Sistema do ProUni nesta página. Para se inscrever, o candidato deverá acessar o sistema e informar seu número de inscrição no Enem, CPF e a senha cadastrada no exame. Caso o candidato tenha efetuado sua inscrição no processo 2010/2 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ele poderá utilizar a senha já cadastrada naquele sistema para acesso ao ProUni.

No primeiro acesso ao sistema do ProUni não será obrigatória a troca de senha, mas caso deseje, será facultado ao candidato a criação de uma nova senha. Atenção! Caso o candidato altere sua senha no sistema, seu acesso ao sistema do ProUni deverá ser feito exclusivamente por meio desta.

O sistema também solicitará que o candidato informe um e–mail válido. Muita atenção ao cadastrar o e–mail, pois somente por meio dele o estudante poderá, caso necessite, recuperar sua senha do ProUni.

Caso o candidato tenha esquecido seu número de inscrição ou sua senha do Enem 2009, deverá recuperá–la no endereço http://www.enem.inep.gov.br

No sistema, o candidato pode pesquisar as instituições e cursos participantes do Programa. Ao efetuar a inscrição, o estudante escolhe a modalidade de bolsa e até três opções de instituições de ensino superior, cursos, habilitações ou turnos dentre as disponíveis, conforme sua renda familiar per capita e sua adequação aos critérios do programa.

As notas de corte de cada curso são informadas diariamente pelo Sistema, em caráter exclusivamente informativo. O candidato pode acompanhar as notas de corte e alterar suas opções até o encerramento do período de inscrição.

Pré–seleção e aprovação
Encerrado o prazo de inscrição, o Sistema do ProUni classifica os estudantes, de acordo com as suas opções e as notas obtidas no Enem.

Os estudantes pré–selecionados devem comparecer às instituições de ensino de posse dos documentos que comprovem as informações prestadas em sua ficha de inscrição. Para certificar–se da veracidade das informações prestadas, a instituição pode solicitar ao estudante a documentação que julgar necessária.

É facultado às instituições a realização de processo seletivo próprio. Nesses casos, a instituição deve informar previamente os candidatos sobre os critérios de aprovação.

Os candidatos aprovados terão seu nome registrado no Sisprouni, com emissão do Termo de Concessão de Bolsa.


Saiba Mais:
http://siteprouni.mec.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário