quinta-feira, 24 de junho de 2010

Engenharia de Plásticos

Elementos aparentemente tão diferentes quanto um copinho descartável e um painel do automóvel têm por trás o mesmo profissional. O bacharel em Engenharia de Plásticos trabalha no desenvolvimento de polímeros, em indústrias de primeira e segunda gerações que atuam em pólos petroquímicos e em indústrias de transformação desses polímeros, como as de plásticos, borrachas, tintas e adesivos.

Mercado - O campo de trabalho para o engenheiro de plásticos está em expansão. Conforme o professor Marino José Greco, coordenador do curso de Engenharia de Plásticos da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), do Rio Grande do Sul, o profissional atua em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos desde o protótipo às matrizes. "Além disso, realiza estudos de viabilidade econômica, racionalização do trabalho e domina softwares aplicados às atividades da área", enumera. O piso salarial inicial do profissional é de seis salários mínimos para seis horas de trabalho. Para oito horas, a remuneração mínima é de nove salários.
O profissional ainda encontra trabalho em assessoria, consultoria e assistência técnica e comercial e pode realizar perícia, vistoria, avaliação, arbitramento, laudo e parecer técnico. Ainda há possibilidades na área acadêmica, nos campos de ensino, pesquisa, análise, experimentação, ensaio e divulgação técnica.

É pra você? - "A maioria dos alunos que ingressa no curso já tem nível técnico ou atua na área dos polímeros", comenta Greco. Algumas características comuns a esses futuros profissionas, diz o professor, são o gosto pela pesquisa, criação, projeto e análise de sistemas, produtos e processos, além do trabalho em equipe.

O que vem por aí - A área de saúde é um campo promissor, diz Greco. "Uma nova tendência da Engenharia de Plásticos é o segmento de tecidos artificiais e biocompatíveis, isto é compatíveis com tecidos e fluidos humanos", afirma. O engenheiro de plásticos pode trabalhar no desenvolvimento de novas tecnologias e equipamentos para a área da medicina, como imobilizadores utilizados no tratamento do câncer, materiais de primeiros-socorros e na engenharia de próteses.

Diferencial - Para se destacar desde o começo da faculdade, o professor sugere que o aluno participe de atividades complementares. "Iniciação à pesquisa, ensino e inserção profissional também são fundamentais", diz.
Redação Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário