sexta-feira, 25 de junho de 2010

Nutrição


Uma das características mais fortes da sociedade moderna – a busca intensa por melhor qualidade de vida – é um dos fatores que mais impulsiona esta profissão. Com a perspectiva de viver por mais tempo, o homem passou a procurar formas de chegar à terceira idade com boa saúde, e a alimentação passou a ter papel fundamental para atingir esse objetivo.Hoje, o nutricionista, cuja atividade foi regulamentada no Brasil em 1967, tem como responsabilidade contribuir para promover, preservar e recuperar a saúde do homem por meio da alimentação. Cabe a ele conhecer as propriedades nutricionais de vitaminas, proteínas, sais minerais, carboidratos e de dezenas de outras substâncias que fazem parte da alimentação do ser humano.Para atuar no mercado de trabalho, o nutricionista precisa ter uma visão holística. A prática profissional requer contínua aquisição de conhecimento e desenvolvimento de habilidades estruturadas em uma relação multiprofissional, em que todos estão direcionados para atingir uma meta específica, interagindo para compartilhar informações sobre os melhores procedimentos ou práticas.As possibilidades de atuação do nutricionista são várias. Uma delas se refere à alimentação coletiva (por exemplo, em empresas fornecedoras de serviços de alimentação para outras empresas), em restaurantes comerciais e similares, hotelaria, serviços de bufê e de alimentos congelados.Outra área é a de nutrição clínica, em hospitais e clínicas médicas, instituições de longa permanência para idosos, ambulatórios e consultórios, bancos de leite, centrais de terapia nutricional, spas, e em atendimento domiciliar. Na área de saúde coletiva, o profissional atua em políticas e programas institucionais, no Programa Saúde da Família (PSF) e na vigilância sanitária. Outras possibilidades são a docência, a indústria de alimentos, a nutrição em esportes e o marketing na área de alimentação e nutrição.As possibilidades de colocação profissional para o formado são bastante amplas. É indispensável, porém, que o nu­tri­cio­nista enfrente o desafio de um contínuo aprimoramento, principalmente no conhecimento das ciências biológicas e da química. É também importante a familiaridade com as ciências humanas, já que a prática exige a construção de relacionamentos. O mercado busca um nutricionista qualificado, crítico, ético e capaz de desenvolver atividades técnico-científicas em equipes multi­pro­fis­sionais.
Uma profissão versátil, que lida com a alimentação, mas passa longe do estereótipo do cozinheiro de luxo. Embora muita gente ainda confunda nutrição com gastronomia, a coordenadora do curso na Universidade Metodista, Vera Lúcia de Salvo, lembra que o foco do nutricionista é, em primeiro lugar, a saúde. Durante quatro anos, o estudante passa por várias disciplinas idênticas a outros cursos da área de saúde, permitindo, de acordo com Vera, que o profissional possa trabalhar até mesmo genética. "Há também a idéia de que é uma profissão só para mulheres. De fato, elas estão em maioria, mas com dedicação os homens também se destacam", diz a professora.
Mercado - A preocupação cada vez maior com a alimentação e seus reflexos no corpo e na qualidade de vida traz boas perspectivas à profissão. Mas além do trabalho em clínicas, atendendo pacientes que procuram uma dieta saudável, o nutricionista também pode atuar em áreas como administração de serviços de alimentação (coordenando o fornecimento de refeições para empresas ou famílias), hospitais, creches, bancos de alimentos e vigilância sanitária. A área esportiva, de acordo com Vera, está em franca expansão, assim como a educação nutricional em escolas.
Como em outras profissões, a falta de experiência é a principal dificuldade para quem está entrando no mercado. Por isso, não deixe de fazer estágios e contatos ainda durante o curso. "Acredito também que ser recém-formado representa uma vantagem, pois o profissional pode ser moldado na filosofia do local que o empregou", afirma Vera. A média salarial para quem está começando é muito variável. Há profissionais que começam ganhando pouco mais que R$ 1.000, enquanto outros começam com R$ 3.000.
É pra você? - Se você se interessa por alimentos, saúde e pessoas, nutrição pode ser a sua área. Como é uma ciência recente, também atrai profissionais que gostam de experimentar e descobrir novas possibilidades. Se você tem perfil empreendedor, também pode ser dar bem, abrindo o próprio negócio na área.
O que vem por aí - As áreas de nutrição esportiva, segurança alimentar e nutrigenética (que estuda a influência dos genes na absorção de nutrientes), além da associação de nutrição e fitoterapia (uso de ervas e outros vegetais no tratamento de doenças), devem ser o futuro da nutrição.
Diferencial - Para a professora Vera, o aluno que quer se destacar durante o curso deve participar de todas as atividades curriculares não-obrigatórias, fazer estágio o quanto antes e estudar muito. "Sem esquecer de manter uma postura pró-ativa, sempre", diz ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário