sexta-feira, 25 de junho de 2010

Oceanologia

Viver à beira-mar foi, por muito tempo, um dos principais motivos que levavam os estudantes a optar pela carreira de oceanólogo, admite o coordenador do curso de Oceanologia da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), Luiz Carlos Krug. "Hoje, os mitos que existiam, como a vinculação do curso com uma 'vida mansa', deixaram de ser freqüentes", diz.
Embora os cursos sejam mesmo oferecidos no litoral, os futuros oceanólogos vão ter bastante trabalho na faculdade: além de estudar as correntes e os organismos marinhos, terão de saber muito de química e geologia para poder entender adequadamente os processos que ocorrem no ambiente.

Mercado - O oceanólogo atua na produção, exploração e administração de recursos naturais renováveis (aquacultura e pesca) e não-renováveis (petróleo, gás, etc) e no gerenciamento ambiental nas zonas costeiras, marinhas e de transição (como estuários e mangues), desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e prestando serviços para os setores público (órgãos governamentais federais, estaduais e municipais), privado (empresas) e terceiro setor (organizações não-governamentais).
Conforme o professor Luiz Carlos Krug, não há um piso salarial definido, mas um profissional em início de carreira, independentemente do setor em que esteja atuando, recebe em torno de R$ 2 mil.

É pra você? - Além de curtir a vida à beira-mar, faça chuva ou faça sol, o futuro oceanólogo deve ser craque em biologia, física, química, geologia e matemática, matérias que ele vai encontrar pela frente durante os anos do curso.

O que vem por aí- A área ambiental vem crescendo dentro das empresas e é uma grande oportunidade para o oceanólogo. Como o curso foi recém-regulamentado, as companhias começam a perceber a importância do profissional dentro desta área, avalia Krug. Outra alternativa promissora, segundo o professor, é o cultivo de organismos aquáticos, em razão da redução dos estoques pesqueiros da costa brasileira.

Diferencial- "Embora a demanda por profissionais da área ambiental esteja crescendo, o perfil dos oceanólogos ainda é pouco conhecido pelo mercado, razão pela qual é importante que o estudante já planeje sua carreira durante o curso", aconselha Krug.
Realizar estágios em empresas privadas traz experiência e amplia as oportunidades de trabalho. "O estudante deve ampliar a sua formação além daqueles conteúdos obrigatórios do curso."

Nenhum comentário:

Postar um comentário