quinta-feira, 24 de junho de 2010

Dança

Movimentos clássicos de balé, coreografias de jazz, seqüências de passos de tango. A dança não está apenas nas palcos, nas academias, nos estúdios e nas pistas. Algumas universidades do País oferecem cursos de graduação e pós-graduação na área.
Para Virgínia Chaves, chefe do Departamento de Teoria e Criação Coreográfica do curso de Dança da Universidade Federal da Bahia (UFBA), a profissão requer conhecimento teórico-prático sobre dança, além de sua função e importância social. "O profissional deve, sobretudo, ser capaz de argumentar sobre o lugar da dança e do corpo na sociedade e na educação contemporânea", afirma.

Mercado - Conforme Virgínia, o mercado para os profissionais da arte do corpo é vasto. Uma das áreas mais abrangentes é na educação. "Embora ainda não seja um mercado que tenha uma política efetiva para a implementação da dança como uma tecnologia educacional, ainda que tenhamos a LDB (Lei de Diretrizes e Bases) a nosso favor, garantindo a arte em suas diversas linguagens no projeto pedagógico das escolas. É muito tímido esse investimento, e por poucos", comenta a professora.
Ela lista ainda escolas particulares, ONGs e faculdades como locais que oferecem oportunidades de trabalho. Na área da saúde, alguns hospitais também buscam licenciados em Dança para intregrar seus quadros.

É para você? - O interesse pela expressão corporal é apenas um dos pré-requisitos para a profissão. Além de entender o espaço da dança na sociedade e na educação, Virgínia acredita que é preciso outras características, como espírito empreendedor, sensibilidade e percepção aguçada. "Saber conviver com as diferenças é fundamental para todo o profissional na atualidade, e é uma qualidade inerente ao artista, ao profissional da arte e da dança", diz.

O que vem por aí - Além da expansão na área da saúde, com espaço para a dança como terapia, Virgínia percebe um crescimento de políticas públicas investindo nas áreas artística e cultural: "Ministério da Cultura, secretarias estaduais têm incentivado o fortalecimeto de grupos e companhias de dança. Também os pontos de cultura vêm contribuindo na abertura de espaços para os profissionais da área".

Diferencial - Alunos dedicados, criativos e sensíveis costumam se destacar já durante a graduação, segundo Virgínia. "Como toda profissão, a titulação em nível de pós-graduação é sempre um diferencial no mercado",complementa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário