segunda-feira, 28 de junho de 2010

Carta ao Leitor: Dúvidas para fazer o vestibular?


Por Amanda Motta Moreira

Enfrentar o vestibular é o primeiro desafio para quem está na reta final do Ensino Médio, porém, mais que isso é o desfio da escolha da carreira a seguir.
Algo muito comum é a falta de orientação e conhecimento sobre as profissões e cursos existentes. Qual será aquela que mais combina com você? Ou então, qual a carreira que trará mais estabilidade econômica? É complicado escolher pois estará decidindo seu futuro profissional.
Por outro lado, a opinião dos pais é importantes, no entanto não pode interferir como imposição à escolha. A família deve buscar um ponto de equilíbrio, deve ajudar, orientar e apoiar a escolha, após esclarecimentos quanto às profissões pesquisadas.
Os testes vocacionais estão hoje muito avançados, e se a dúvida persistir o melhor é procurar ajuda de profissionais específicos. Hoje, algumas universidades realizam palestras e cursos preparatórios para ajudar na escolha.
Enfim, a escolha é difícil, mas não impossível. O importante é não agir com pressa, pensar e avaliar cada curso pretendido de acordo com suas habilidades, sabendo que existem muitas meios para isso. Depois é só se empenhar e Bom Vestibular!

Nenhum comentário:

Postar um comentário