sexta-feira, 25 de junho de 2010

Geologia


A Geologia é a ciência que estuda a composição, a estrutura e a evolução da Terra, através dos produtos e processos geológicos que ocorrem no interior e na superfície do planeta. Dentre os produtos, destacam-se os continentes, os fundos marinhos, as cadeias de montanhas, as bacias sedimentares, as rochas, os solos, os minérios; e, dentre os processos, a migração dos continentes, os terremotos, o vulcanismo, a erosão de encostas, de vales e de praias e o assoreamento de rios e baías.O geólogo é o profissional habilitado para estudar e entender o meio físico terrestre e cada vez mais o extraterrestre, devido aos materiais coletados e analisados em viagens espaciais, tripuladas ou não. Por muitos anos o geólogo foi um profissional da zona rural, atuando na pesquisa de minérios e de petróleo, na construção de hidrelétricas e no mapeamento geológico de áreas pouco habitadas, como a Amazônia. Atualmente é um profissional indispensável também nos centros urbanos, atuando na construção de pontes e túneis, no gerenciamento de problemas relacionados com a ocupação de vales e encostas e de contaminação do solo e da água, na procura e captação de água subterrânea e na escolha de locais adequados para a deposição do lixo.Seja no campo ou na cidade, o geólogo utiliza em seu ofício uma grande variedade de materiais, como imagens de satélites, fotografias aéreas, cartas topográficas, receptor GPS, bússola, martelo, lupa de bolso, microscópio, recursos computacionais, entre outros. Assim, para optar por essa profissão, o candidato deve ter um perfil misto, ou seja, deve gostar de atividades ao ar livre, ter espírito observador e crítico na coleta de dados de campo e gostar também de atividades de laboratório e de escritório, ser criterioso e meticuloso no tratamento dos dados coletados e na interpretação dos resultados obtidos.Um profissional bem habilitado ao mercado deve ter bom conhecimento técnico em Geologia e sobre a legislação pertinente, ter capacidade de se comunicar com a sociedade, especialmente com outros profissionais, como engenheiros, administradores, biólogos e ecólogos, possuir bons conhecimentos de informática e de um segundo idioma, em especial o inglês. Deve ainda manter-se sempre atualizado, participando de congressos, simpósios ou cursos de curta duração.O geólogo tem um vasto mercado de trabalho, promissor e em expansão, como na exploração racional de recursos minerais, energéticos e hídricos, na construção de grandes obras civis e no planejamento e gestão de cidades. Outros campos de atuação têm surgido face à demanda da própria sociedade, como o geoturismo e a geomedicina. Além disso, o geólogo é o profissional diretamente ligado à preservação do meio ambiente e à prevenção de acidentes naturais, ligados ou não às atividades humanas.

Considerados por muitos verdadeiros "doidos de pedra", que só observam as formações rochosas, os geólogos começam a ganhar mais espaço nas empresas graças a investimentos em áreas de mineração e petróleo. "Ainda existe aquela idéia que os geólogos são um bando de malucos que passam por longas viagens e rotinas de campo apenas para olhar pedras", diverte-se o coordenador do curso de Geologia da Universidade do Vale do Sinos (Unisinos), Gerson Fauth. Mas afinal, o que faz o geólogo? A Geologia tem como objeto de estudo as características do interior e da superfície da Terra. "Com observações simples das rochas poderemos encontrar grandes jazidas e mudar o rumo econômico de uma grande região ou até mesmo de um país", garante Fauth.


Mercado - As principais áreas de atuação do geólogo são pesquisas minerais, mineração, mapeamentos geológicos e petróleo. O aproveitamento do solo passa, necessariamente, por uma análise feita por um geólogo. Conforme o professor da Unisinos, o salário inicial do profissional é o piso da categoria, nove salários mínimos.


É pra você? - Não gostar de rotina é um importante pré-requisito para o geólogo, já que esse é um profissional que vai viajar bastante de um lado para o outro. "É bom que goste de conhecer lugares novos", avisa Fauth. Entre as disciplinas preferidas na escola, devem estar geografia e história. "Também é importante que o aluno tenha um pouco do gosto pela investigação e pesquisa", afirma.


O que vem por aí - Uma das mais importantes descoberrtas dos últimos tempos da Petrobras passou pelas mãos de geólogos, aposta o coordenador do curso da Unisinos. "A descoberta de petróleo na camada pré-sal surgiu de observações e interpretações das rochas feitas por geólogos em campo e há pouco tempo", comenta. Outra área promissora é a ambiental. "O segmento tem requisitado cada vez mais profissionais geólogos, seja na elaboração de laudos geológicos, seja em participação em estudos de impacto ambiental de empreendimentos."


Diferencial - Para o professor, além da dedicação ao curso, um grande diferencial na faculdade é dominar uma língua estrangeira. "Preferencialmente o inglês", avisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário