sexta-feira, 25 de junho de 2010

Odontologia


Ter uma boa saúde bucal é importante tanto do ponto de vista social quanto para manter a saúde geral do corpo. Problemas na boca prejudicam a autoestima do indivíduo e podem influenciar sua conduta so­cial, muitas vezes interferindo em seus relacionamentos pessoais e profissionais.Eles afetam também as condições gerais de saúde da pessoa. A falta de uma boa mastigação, por exemplo, pode causar impactos na digestão e, por consequência, dores de estômago e um mau aproveitamento de nutrientes alimentares. Uma infecção dentária ou da gengiva pode levar a problemas mais graves, como uma endocardite bacteriana (infecção no coração).O dentista não trata só dos dentes. A gengiva, a língua, as bochechas, os ossos da face, a engrenagem (oclusão) dos dentes e a articulação da mandíbula com o crânio são outras áreas de sua atenção. Este profissional deve também se preocupar com a condição psicológica de seus pacientes, pois o tratamento odontológico requer sempre algumas consultas, propiciando estreitamento do relacionamento entre paciente e dentista.Quem quiser seguir a carreira deve em primeiro lugar gostar de tratar de pes­soas, não importando idade, sexo, raça e condição socioeconômica. Deve gostar da área biológica, principalmente das ciên­cias da saúde.O mercado está competitivo, mas aberto. No Brasil existe uma necessidade muito grande de tratamento odontológico. Afinal, ainda somos um país de desdentados, onde os índices de dentes cariados e perdidos são extremamente altos. Hoje, as três esferas de governo (federal, estadual e municipal) oferecem oportunidades de trabalho, visando um combate efetivo aos problemas bucais.A iniciativa privada também tem criado postos de trabalho, e é possível abrir um consultório particular para atender a população. A faculdade oferece ao aluno formação acadêmica, humana e empreendedora, para que as dificuldades do mercado sejam ultrapassadas de forma a se alcançar sucesso na carreira.Acima de tudo, o cirurgião-dentista é um profissional que deve conhecer o ser humano de forma holística, como um todo. Precisa, portanto, conhecer as diversas áreas da saúde humana, além de aspectos psicossociais.
Cuidar da saúde bucal, desde a mastigação até a estética, é a função do profissional formado em Odontologia. A carreira, ainda ligada à imagem do dentista de jaleco branco e dono de seu próprio consultório, assiste a uma mudança de perfil: com a criação de projetos governamentais, o setor público têm atraído cada vez mais profissionais.
O curso intercala disciplinas teóricas com práticas laboratoriais e clínicas. Os conteúdos incluem anatomia humana, biologia celular, patologia, próteses, cirurgia, odontopediatria, entre outros.
Além de tratar de cáries, o dentista é responsável por realizar a prevenção de doenças da boca, incluindo o câncer bucal, e ensinar a correta higiene bucal.
"Ao final do curso, o aluno deverá ter adquirido sólidos conhecimentos científicos e habilidades técnicas, assim como formação humanística, postura ética, responsabilidade social e consciência de permanente aprendizado, por meio da formação continuada", diz Suzana Orsini Machado de Sousa, vice-diretora da Faculdade de Odontologia da USP.

Mercado - A odontologia abrange 19 especialidades, que incluem desde cirurgia e traumatologia, ortodontia, odontopediatria, até odontologia do trabalho. "Se tivesse que eleger a área mais promissora, destacaria odontologia em saúde coletiva, por ser a que mais cresceu nos últimos anos", afirma Miguel Nobre, presidente do Conselho Federal de Odontologia (CFO).
O salário inicial varia de acordo com a região do País, e há um projeto para fixar o piso nacional em R$ 1.400. De acordo com o CFO, pesquisa realizada em 2003 aponta que 72% dos cirurgiões-dentistas do país possuem consultório próprio. A concorrência é acirrada: a cada ano, 15 mil novos profissionais são lançados no mercado.

É pra você? - Odontologia pode ser uma boa opção se você é habilidoso com as mãos, gosta de biologia, tem sensibilidade estética, se interessa por melhorar a saúde e auto-estima das pessoas.
O que vem por aí - Novas tecnologias têm influenciado cada vez mais a profissão, e o implante dentário é visto como uma revolução na área. Já existe, por exemplo, uma técnica capaz de fazer "nascer" um novo dente ¿ até então a única alternativa era a prótese. A pesquisa com célula-tronco também abre uma nova perspectiva para a profissão.

Diferencial - Durante o curso, procure participar dos programas e projetos sociais que existam na sua faculdade. Aproveite as chances de praticar e desenvolver a habilidade com as mãos. "Além disso, o aluno pode se dedicar à pesquisa, trabalhando em iniciação científica na área que mais o interessar. Outros estudantes optam por participar de projetos de assistência", diz a professora Suzana, da USP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário