sexta-feira, 25 de junho de 2010

Publicidade e propaganda

Profissão rodeada por um certo glamour nos últimos 20 anos, a publicidade e propaganda sempre atraiu jovens que sonhavam em participar de grandes campanhas criativas e ganhar reconhecimento internacional. Hoje, com a Internet e um mercado de trabalho cada vez mais concorrido, os publicitários buscam novos nichos de atuação. "Mesmo quem não se considera criativo, por exemplo, pode ser um empresário de sucesso na área, um bom administrador de agência", explica Sílvia Koch, professora de propaganda na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). "O glamour ainda existe, mas a entrada no mercado de trabalho desfaz os sonhos. É preciso estar atento", pondera.
O curso de publicidade, em geral, tem duração de quatro anos. O primeiro semestre é formado basicamente pelas mesmas disciplinas para os cursos de Publicidade, Jornalismo e Relações Públicas, o que para o aluno pode ser uma oportunidade de ter contato com estas outras profissões. Entre os principais conteúdos abordados estão: história da arte, cultura brasileira, sociologia, fotografia, cinema e vídeo, produção gráfica, redacão, planejamento e marketing, entre outros.

Mercado - O publicitário utiliza técnicas para divulgar fatos e informações sobre pessoas, produtos ou empresas, tendo como objetivo vender os produtos ou a imagem do cliente. O profissional também pode atuar como redator de textos e dirigir comerciais para televisão. Para o publicitário Paulo Henkes, a disseminação das mídias tecnológicas dão um novo impulso à carreira. "O avanço tecnológico oferece muitas possibilidades e, ao mesmo tempo, exige um comprometimento maior com os resultados dos anunciantes. Quem é formado em publicidade possui aí um diferencial na busca por uma vaga no mercado", ressalta.

É pra você? - O publicitário utiliza-se muito da sua capacidade de observação. A forma como percebe os acontecimentos é essencial para desenvolver novas idéias e aplicá-las no trabalho. Também é indicado o interesse por novos conhecimentos, facilidade no relacionamento interpessoal e capacidade de liderança.

Diferencial - O aluno deve participar de projetos da universidade relacionados à comunicacão e também estágios em agências. Essas atividades demonstram interesse e agregam conhecimento profissional por meio da experiência. Este diferencial é importante para disputar uma vaga no mercado quando já estiver formado.

O que vem por aí - A principal tendência de mercado na área de publicidade atualmente é oferecer um pacote completo de soluções para o cliente. A união de profissionais de diferentes áreas, como arquitetura, administração, sociologia e publicidade dentro da estrutura de uma agência possibilita a oferta de serviços mais abrangentes, como planejamento de marketing ou até mesmo o lançamento de um projeto arquitetônico. Áreas como webdesign, fotografia e branding (construção de marca) também se destacam.

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