sexta-feira, 25 de junho de 2010

Pedagogia

Você enfileirava suas bonecas para ensinar o alfabeto? Tentava convencer a turma de que era muito mais divertido brincar de escolinha do que jogar bola? Então, a Pedagogia pode ser pra você. Hoje, para dar aulas para crianças, não é mais suficiente fazer o antigo curso Normal, aquele Ensino Médio especial para professores que também era chamado de Magistério. É necessário fazer o curso superior de Pedagogia.

Mercado - "O curso se destina à formação de professores para exercer funções de magistério nas áreas de Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, o que inclui crianças, jovens e adultos", explica Cecilia Broilo, coordenadora do curso de Pedagogia da Universidade do Vale do Sinos (Unisinos), no Rio Grande do Sul. Com a nova regra, que exige professores formados, o número de vagas para pedagogos cresceu. "Considerando que temos um bom percentual dos alunos inseridos no mercado de trabalho e tendo em vista o acompanhamento periodicamente realizado junto aos egressos, estima-se que 95% dos(as) acadêmicos(as) estejam inseridos no mercado de trabalho", garante a professora.

É pra você? - É importante que o aluno tenha vocação para dar aulas. O curso de Pedagogia é uma boa opção para quem gosta de trabalhar com pessoas, com criatividade e sensibilidade", ensina Cecilia.

O que vem por aí - A principal frente de trabalho ainda são as escolas, que deverão ter somente pedagogos à frente das salas de aula em breve. "As escolas de Educação Infantil - de zero a seis anos -, deverão estar legalizadas até 2010 e por isso, terão de cumprir a exigência de contratar um pedagogo titulado para atuar no campo da infância", lembra a coordenadora do curso da Unisinos. Ou seja, emprego à vista.
Além de ser professor, o pedagogo é habilitado a planejar, coordenador e avaliar processos educacionais, escolares e não-escolares. Por isso, nem só de dar aulas em escolas vive o pedagogo. "Realizar projetos educativos nas empresas, em cooperativas, em organizações não-governamentais também são funções do pedagogo", comenta Cecilia.

Diferencial - "Uma idéia pré-concebida entre os alunos tem sido de que o curso de Pedagogia é uma graduação fácil e de poucas exigências", reclama a professora da Unisinos. No entanto, ela conta que, assim que começam as aulas, os estudantes percebem que não é bem assim. "Os acadêmicos descobrem que, como qualquer outra profissão, a graduação em Pedagogia exige estudos e dedicação, além de atividades diferenciadas de constante planejamento e avaliação voltadas ao ensino e à aprendizagem."
Cecilia ainda sugere que os alunos participem dos processos ofertados pela universidade, tais como monitoria, Bolsas de Iniciação Científica, estágios voluntários e projetos educativos para se qualificar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário