sexta-feira, 25 de junho de 2010

Física


Historicamente, apesar de a Física estar ligada ao desenvolvimento tecnológico, não é nas empresas onde essa tecnologia é gerada que os físicos encontram emprego com facilidade. Hoje, esse profissional trabalha principalmente como professor e pesquisador, em instituições universitárias e institutos de pesquisa. Muitos físicos também integram equipes médicas em hospitais, lidando principalmente com a Física Médica, na qual operam, por exemplo, aparelhos de tomografia computadorizada e controle radiológico, e ocupam cargos-chave em algumas indústrias.O físico também encontra oportunidades em várias outras áreas. Na informática ele pode desenvolver softwares; na odontologia, controlar a radiação de aparelhos de raios X; na agricultura, pesquisar processos de secagem e esterilização de grãos. Ele ainda encontra um grande campo de trabalho nas usinas geradoras de eletricidade (hidrelétricas, termonucleares e termelétricas).É importante que o futuro físico goste de estudar e ler, tenha predisposição para aprender matemática e seja curioso. Também é recomendável que ele seja receptivo à ideia de trabalhar em grupo, tenha facilidade em conversar com seus professores e seja perseverante na resolução de problemas.Uma vez concluído o curso de gra­duação, o caminho para o sucesso é o aprendizado contínuo. O egresso pode continuar sua formação nos próprios cursos de mestrado e doutorado oferecidos pela UNESP ou em outras universidades. Outro caminho é a realização de cursos de especialização em Física Básica e Aplicada, Ensino da Física ou em áreas afins, como Matemática, Engenharia e Ciências de Materiais.


Do infinitamente pequeno ao infinitamente grande. Este é o campo de atuação do físico, um profissional que lida com as minúsculas partículas que compõem o átomo e também com a gigantesca expansão do universo. A graduação, lembra o professor e diretor do curso de Física da Universidade Guarulhos, Sérgio Noriaki Sato, leva a várias possibilidades. "Desde o desenvolvimento de novos materiais até o acompanhamento de técnicas de produção de imagens, como ressonância magnética nuclear e tratamentos do câncer, por meio da radioterapia", completa.


Mercado - O físico pode atuar junto à indústria, à área de saúde e também como professor do Ensino Médio. Para atuar na indústria ou na área de saúde, o profissional precisa se especializar. E esqueça o estereótipo do físico que se dedica apenas ao laboratório. O professor Sato lembra que o físico é preparado para pensar em princípios fundamentais (as leis naturais) e sistematizar sua aplicação, características de um bom gestor. "O profissional pode ocupar cargos administrativos, tanto na esfera pública quanto privada", diz Sato. Quanto aos salários, não existe uma média inicial ou piso, pois no Brasil a profissão de físico não é regulamentada.


É pra você? - Se entre suas características está o raciocínio lógico, habilidades matemáticas e computacionais e muita concentração e atenção aos detalhes, a Física pode ser o curso certo.


O que vem por aí - O mercado de Medicina Nuclear tem absorvido físicos especializados no estudo das radiações. "Os desdobramentos de nossos conhecimentos sobre o átomo e sua estrutura e novas conquistas da pesquisa espacial podem abrir novas possibilidades sempre", acredita o professor.


Diferencial - Para se destacar já durante o curso, a dica é estudar muito a história das ciências e manter a mente aberta para as possibilidades de aplicações da Física. "Onde houver matéria e energia, lá será necessário um físico", diz Sato. Outro ponto importante é não limitar a formação à graduação. "A Física é uma área muito grande, e a escolha de especialização é fundamental. Um caminho é sempre buscar cursos de pós-graduação, como mestrados e doutorados. A dificuldade, como a de qualquer profissão, é provar que deseja trabalhar sério e estar disposto a aprender cada vez mais", completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário