sábado, 26 de junho de 2010

Cursos de Ciências Exatas


Ciência da Computação Engenharia Mecânica
Engenharia Ambiental Estatística
Engenharia Biotecnológica Física
Engenharia Cartográfica Física Biológica
Engenharia Civil Física Médica
Engenharia de Alimentos Geologia
Engenharia de Controle e Automação Matemática
Engenharia de Materiais Química
Engenharia de Produção Química Ambiental
Engenharia Elétrica Sistemas de Informação
Engenharia Industrial Madeireira

José Arana Varela

Os alunos que optam por fazer um dos cursos de Ciências Exatas devem ter um perfil em comum, ou seja, o gosto pela matemática, que é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento do raciocínio lógico e para entender os fundamentos da natureza. Assim, espera-se que esses alunos ingressantes em um dos cursos desta área, além de aprender as leis básicas que governam a natureza, também participem do desenvolvimento de novos conhecimentos.
Ingressar em um dos cursos de Ciências Exatas em uma universidade pública como a UNESP oferece oportunidades fantásticas para os alunos, desde um ensino de qualidade, com professores de alto nível e uma excelente infraestrutura de laboratórios, até a possibilidade de participarem de pesquisas, desenvolvendo novos conhecimentos juntamente com os seus professores. Esta possibilidade, optativa para os alunos de graduação, pode mudar a vida daqueles alunos que têm gosto pela pesquisa, seja ela de natureza teórica ou aplicada.
A UNESP oferece uma variedade de cursos de natureza básica (Física, Química, Matemática e Estatística), Ciências da Computação, Geologia e Engenharias. Vale a pena salientar que muitos dos cursos, tanto básicos como Engenharias, têm uma natureza multidisciplinar com interfaces principalmente com a área biológica. Além dos cursos básicos de bacharelado e licenciatura em Física, Matemática e Química, a UNESP oferece cursos em Física Biológica, Física Médica e Química Ambiental. Da mesma forma, além dos cursos tradicionais de Engenha­rias, são oferecidos as seguintes modalidades: Ambiental, Alimentos, Biotecnológica, Cartográfica, de Materiais e Industrial Madeireira.
As oportunidades profissionais para os alunos egressos da UNESP na área de Ciências Exatas são muito amplas, indo desde a atuação como professores de ensino médio, passando como profissionais em empresas dos mais variados ramos, até em universidades e empresas que exigem a participação no desenvolvimento de novos conhecimentos. É claro que esses últimos devem passar por cursos de pós-graduação e adquir títulos como mestres ou doutores em Ciência ou Engenharia.
Outra característica importante dos cursos em Ciências Exatas que vem crescendo ano a ano é a oportunidade que profissionais desta área têm em participar de inovações tecnológicas, principalmente em empresas de base tecnológica, onde o conhecimento tem um valor agregado muito grande em produtos e processos. Os alunos com espírito empreendedor que participam em projetos de pesquisa aplicada durante a sua formação podem ter oportunidades únicas para iniciar a sua própria empresa a partir do conhecimento gerado em sua pesquisa na Universidade.
Finalmente a formação na área de Ciências Exatas na UNESP tem como finalidade desenvolver o espírito crítico, a consciência social e a ética, visando a solução de problemas e a geração sustentável de riqueza para toda a sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário