sexta-feira, 25 de junho de 2010

Dicas sobre cada Matéria para o vestibular

Por: Marie Antoniette

Redação:
Ando vendo um monte de gente tremendo em matematica e fisica,mas quando vai fazer tira nota boa,mas quando vai fazer redação é um desastre!

Muitos, eu vi, nem fazem. Simplesmente pq não sabem organizar a redação! Passam o ano inteiro estudando pra fisica e matematica, e não sabem dissertar.
Aliás, bons pontos na prova aberta depende de uma boa escrita e letra legivel! Em todas as materias!

Imagina o professor tendo que ler uma prova mal escrita, p*** porque tem que corrigir mais umas 300 provas e se esforçando pra entender o que vc escreveu! Nossa, eu arremessava longe! Letra legivel e bonita sempre.

Uma super dica pra redação: Faça poesia! Vc me diz: Bolas, sou homem macho e
não sei escrever nada de poema romantico....Quem te disse que poema é só romantico? Escreva sobre política, religião, futebol, mas escreva poemas.
Por que?

Simples, poemas tem dão a noção de resumo, organização e fluência do texto. Não dá pra vc começa o poema esculhambando alguem do nada. E os versos te dão maior flexibilidade. Quando vc for reler, vc pode trocar de ordem, estará na tua cara o que tá errado, será só o trabalho de tirar ou trocar. Entendeu???
Português e Literatura:
Tomando de toda a sinceridade que meu ser dispoem: Só cai interpretação! Literatura é só pegar resumo que os professores fazem. Pode ter uma coisa aqui e ali,mas o peso MESMO é interpretação.

Mas Leia com muiiiiita atenção! Eles amam pegar todo mundo que lê rapido. Separe o maior tempo da prova pra português. Leia os resumos dos livros e a época literaria do livro,e em principal a biografia!!!. Exemplo: Camões perdeu um olho, a mulher que ele amava morreu no naufragio, nasceu e morreu miseravel. O que vc queria dele? Versos alegres? Poupe-me! Entendeu? Só isto!

Física:
Por maior paixão que eu tenha, fisica é realmente chatinha! Mas como tudo tem solução, direi umas dicas basicas:
- Muito cuidado com as medidas! Muita gente sai multiplicando até a mãe se bobear, sem saber o que vai dar no final, não sabendo se é aceleração ou volume que deu no final!
- Entenda o conceito: Muitas provas, inclusive Fuvest entre outras, estão cobrando mais conceito do que cálculo mesmo. Entenda do assunto!

Fisicos amam que vc explique e não faça só calculo. Escreva na prova aberta, explique muito bem o que quer dizer o x ou y... eles não teram o menos saco de para pra te entender. Faça ser entendido! (dica de Flavia)
- Fórmulas, saiba as básicas. Por exemplo: Pra que eu preciso saber a fórmula da distância, se com a da velocidade e a de torricelli eu chego no mesmo lugar? Resuma sua vida! Sua hd cerebral já tá superlotada, vc ainda vai encher com coisas que não precisa?
* - Dica IMPORTANTÍSSIMA: quando escrever as fórmulas, não escreva somente as letras,mas sim o que é cada coisa. Vai chegar horas que vc não vai saber o que significa a letra. Melhor mesmo é escrever a fórmula toda "corrida", pelo menos no resumo.
- Faça quantos esquemas forem precisos,mas saiba: muitas provas não te daram espaço, então vc terá que ser otimo em imaginação.
Tirando o IME/ITA (que não é tão bicho de 11 cabeças, calma e concentração matam qualquer prova), o resto não fará coisas de extrema dificuldade, mesmo pq o índice de candidato/vaga das federais não estão tão altos quanto anos anteriores.
-Cuidado nos cálculos básicos! A gente erra mais numa multiplicação ou soma errada do que a própria fórmula. Se tiver tempo faça a prova real!
----- E brinque, mas brinque muito com a física! Faça as contas de qual é a quantidade de movimento que o teu professor mais chato vai ter quando cair do 15 andar, queime seus dedos quando coloca um arame ligando dos polos de uma pilha, faça sua samabaia de fio-terra do computador, acabe com a cozinha da sua mãe com as experiencias. Fisica é brincar com as melhores coisas da vida.

Geografia:
Vc nota que a materia em voga do jornal nacional e outros é o aquecimento global? Bem, se não repararam, começem! A geografia, em geral tá tratando de assuntos atuais, principalmente em relação a natureza.

A não ser que a prova é de algum professor FDP que queria ser professor de história mas não deu; em geral é só vc procurar saber o que esta acontecendo no planeta. As questões economicas até vai, mas é tão pé-com-bola, que nem precisa olhar. É relação de quase feedback negativo: um demais, outro de menos...e assim por diante. Só pensar na relação nordestino-São Paulo e vc mata toda a prova.
História:
Tudo que começa por guerra termina desastrosamente. Politica do "começa mal, termina pior". Vide todas as guerras! Exemplo: Guerra franco prussiana, a França ficou "ofendida" com uma carta Prússia, foi defender sua moral, terminou perdendo a região de alsacia-lorrena.

Segunda guerra mundial: A alemanha foi se vingar por causa da primeira guerra e terminou arrasada e arrasando meio mundo. Entenderam? Resumidamente história é um querendo ferrar o outro!

Sem menor rodeio digo que se vc ficar lendo muito tempo história vai acabar achando que um é o repeteco do outro. E é! Infelizmente nossa humanidade só se resume guerras, propostas socio-economicas pra ferrar e tirar proveito do outro. Quando vc dissertar sobre historia, tenha em mente sempre isto.

Matemática:
Quase ninguem gosta, mas quase ninguém sabe o quão facil ela é.
Dica básica: Nas areas exatas sempre tem mais de uma saída pra um problema. Quando pegar um problema pra estudar, faça de 2 formas: de uma forma resolva com as fórmulas, e outra tente resolver sem as formulas. Tenho certeza que vai arranjar outro caminho! Assim quando vc chegar na prova saberá que pelo menos uma das maneiras de resolver vc vai se lembrar.
E regra de 3!!! Santa regra de 3, ela te salva de tudo, até de mulher brava!...rsrs Tudo mesmo!!! Use e abuse dela, é teu anjo de guarda!

Geometria:

Conhece triagulo retângulo? Tem certeza? Absoluta? Bem mesmo? Vc vai precisar. E muito!!!! Metade das provas de matematica se basea em geometria, e nada mais que triangulo retângulo! Tudo que vc ver na prova de geometria, de gráficos até solidos se resolve com triangulo retangulo. Tente!

Duvido que vc não consiga! Saiba tb o circulo (area e circunferencia). A mistura destes 2 resolvem o mundo!!! Salva física (graficos, planos inclinados e movimento circular), geografia (graficos), matemática (graficos de funções).
Absolutamente é Deus no céu, e a distância dele pra vc por triangulo retangulo na terra!

Biologia:
Posso te dizer, mesmo eu fechando 2 provas de federal seguidas, biologia pra mim é a pior. Não pela biologia em si,mas a cacetada de nome que vc tem que decorar. Não é facil mesmo. É tanto nome que vc acha que esta falando outra lingua (e no final esta mesmo!). Mas tem algumas coisas que facilitam e muito.
A principal delas é o desenho! Nada de decorar em quem o ribossomo esta, ou que pra que raio serve o timo. Veja, tudo que é tipo de desenho. Em biologia o que vale são os desenhos e organogramas (esquema em quadradinho). Procure no google figuras e tudo que puder.
E principal: não se prenda ao basico! Vá alem. Leia sobre doenças no figado se estiver estudando ele, ou leia que a ferrugem que dá nas plantas é combatida com mistura de alho e rolo de fumo. Enfim, tenha bagagem. O que vale na prova aberta de biologia é BOGAGEM. Inclusive pra enrolar fica mais facil!

Química:
Eu não tive professor de química na escola (escola publica né, se tiver escola já é muito... :-( ... ), mesmo assim, 15 dias antes do vestibular, começei a ler o livro de quimica do segundo ano, fazendo os exercícios.

Pro meu espanto: acertei 12 de 15 questões. Somente lendo o segundo livro! Em química o que pesa mais são os cálculos estequiometrico. Não se assuste com o nome, em resumo é regra de 3 mesmo. Só! Sabendo reconhecer algumas funções químicas (começo do livro de 3 ano) e isomeria, vc fecha a prova.

Língua estrangeira:
Vc já teve que preencher formulários na net em inglês/espanhol/francês?

Bem,vou te contar um segredo: andar na net, sem medo de entrar em sites estrangeiros te dá uma bagagem imensa! Assine boletins informativos por e-mail de outras linguas, arranje um bom tradutor on-line e faça associações.

Tem sites que ensinam, todas as linguas, até chines eu já fiz! Além de vc aprender, vc dificilmente terá qualquer doença cerebral, dizem os medicos...:-)
Alem do mais:
Faça do estudo um prazer. Dificil isto? Não, não é mesmo. Separe um pequeno tempo para pesquisar curiosidades, contos e biografias dos cientistas e autores.

Te refresca a cuca, e vc vai ver que a maioria do pessoal que a gente estuda ralou muito e muita das vezes foi gente simples, que o único feito foi ser genial na simplicidade e humildade.

As coisas são simples, só que as pessoas tem preguiça de pensar. Então pare e pense... Vc ainda tem uma vida inteira pela frente para descobrir um mundo de coisas!
VC SEMPRE PODE FAZER TUDO SOZINHO!!! Cursinho não garante nada. É SÓ VC!
Boa sorte a todos nós!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário