quinta-feira, 24 de junho de 2010

Design de Interiores

Nesta atividade, que se encarrega de projetar todos os espaços interiores, públicos ou privados, com o objetivo de oferecer conforto e bem-estar a seus ocupantes, o designer projeta e conceitua o espaço em que o ser humano vai viver. Trata-se de um novo campo profissional que, até há pouco, era preenchido por arquitetos ou pessoas das mais diferentes formações profissionais.Cabe a este profissional atuar na ocupação de espaços cuja arquitetura já está predefinida, interagindo com ela, como é o caso de projetos comerciais de pequeno porte (lojas, escritórios e casas).



Diferencial -
O objetivo é qualificar o aluno para trabalhar não só no mercado interno, mas também em outros países, alinhando o curso a outros reconhecidos internacionalmente por sua boa qualidade.
O aluno faz uma monografia no final do curso em forma de livro, desenvolve um projeto para viabilizar a vida das pessoas, nas mais diferentes situações.
Mercado de Trabalho
O mercado de trabalho está em crescimento, em busca de maior produtividade; as empresas estão modernizando suas instalações e contratando os serviços dos designers; um fator que contribui muito para esse aumento, é a estabilização da economia, podendo assim investir na melhoria da qualidade de vida. Um bom mercado para os designers é o setor hoteleiro, onde ainda existem poucos profissionais especializados.

Perfil Profissional -
· É função do Designer de Interiores interpretar, projetar, intervir e conceituar os diversos espaços que o homem ocupa.
· Pesquisar e estudar a complexidade das atividades do ser humano considerando os aspectos: Ergonômicos, Tecnológicos, Étnicos e os relativos ao meio ambiente e à saúde.
· Compreender o conforto ambiental e a composição espacial dos interiores, a partir das relações que se estabelecem entre o Homem e suas atividades.
· Elaborar projetos que atendam à organização, funcionalidade e harmonia dos espaços.
· Respeitar as necessidades específicas, individuais e coletivas do homem em suas várias idades e condições físicas.
· Gerenciar e executar projetos de interiores, elaborando planejamentos, organogramas, memoriais descritivos e cronogramas.
· Desenvolver atividades acadêmicas, visando o permanente aprimoramento teórico e prático na formação de pesquisadores e professores, nas instâncias do Design de Interiores.

Objetivo
· O processo de formação do Designer de Interiores tem por objetivo desenvolver no aluno a capacidade holística e potencializar sua flexibilidade em processar a interação das diversas áreas do conhecimento que resultam no exercício projetual pleno.
· Formar profissionais que trabalhem para o ser humano dando qualidade à sua vida e possibilidade de viabilizá-la.
· Na área perceptual os conhecimentos teóricos e práticos deverão fornecer embasamento para a leitura, interpretação, representação e criação de processos gráficos e estéticos através da expressão bidimensional e tridimensional.
· Os conhecimentos culturais deverão fornecer os subsídios necessários ao estudo e pesquisa dos aspectos: Sociais, Culturais, Étnicos, Antropológicos, Históricos, Éticos, Filosóficos, Artísticos, Estéticos e Ecológicos do ser Humano na sua relação com o Habitat.

Nenhum comentário:

Postar um comentário