quinta-feira, 24 de junho de 2010

Engenharia Biotecnológica


Pesquisas com células tronco e transgênicos impulsam carreira


Com a descoberta da estrutura do DNA em 1953 iniciou-se a era da biotecnologia e de uma nova revolução científica. Desde então, ocorreram muitos avanços na área. Chegou-se à clonagem de animais, à produção de plantas e animais transgênicos e ao mapeamento do genoma humano.Muitas descobertas ainda estão por vir e são aguardadas com ansiedade: a cura de muitas doenças, tais como os cânceres, a aids e patologias hereditá­rias; a produção de medicamentos mais eficazes e acessíveis à população de baixa renda; a síntese de vacinas; a criação, em laboratório, de órgãos para transplante; o controle de pragas agrícolas sem agressão ao ambiente e o aumento da produção de alimentos, entre outras.A aprovação, em 2008, da Lei de Biossegurança no Congresso, que regulamentou os estudos com células-tronco (CTs) e transgênicos, abriu novos caminhos para o avanço nas pesquisas e aumentou as possibilidades de trabalho para este profissional na produção e implementação de novos insumos biotecnológicos.Espera-se que o biotecnólogo, ou bio­tecnologista, possa atender ao setor industrial e à pesquisa. Na indústria biotecnológica ele pode desenvolver equipamentos, montar plantas indus­triais, exercer o controle de qualidade, desenvolver novas tecnologias e biomo­léculas, bem como propor soluções ambientais. Como pesquisador, espera-se que seja capaz de atuar na bioen­genha­ria, principalmente nas áreas de Biologia Mole­cular, Bioquímica, Micro­bio­logia, Fisiologia, entre outras.


Desenvolver vacinas, inseticidas e até trabalhar com a clonagem de animais. É essa mistura entre disciplinas de exatas e da biologia que compõe o currículo da Engenharia Biotecnológica. Mas não se engane: se você sonha em trabalhar na área médica, o curso pode não ser o mais indicado. "Essa primeira impressão se desfazia rapidamente e já no primeiro ano do curso havia muita desistência por parte dos alunos", comenta o coordenador do curso de Engenharia Biotecnológica da Unesp, José Celso Rocha.

Mercado - O mercado de trabalho para os engenheiros desta área está em expansão. Afinal, eles lidam diretamente com as últimas novidades científicas. Conforme Rocha, o curso foi reformulado para atender à demanda das empresas. "Houve um grande avanço na área biotecnológica nos últimos cinco anos e isso exigiu profissionais com formação mais consolidada na área de exatas, além da área de biológicas já estabelecida", afirma.
O engenheiro Biotecnológico tem como principais áreas de atuação a área biomédica (no desenvolvimento de vacinas e de novos métodos de diagnóstico), a indústria farmacêutica (no desenvolvimento de biofármacos), a agroindústria (no melhoramento da produção pecuária, desenvolvimento de bioinseticidas e sementes, melhoramento biotecnológico vegetal), a indústria alimentícia (em processos de produção onde intervém bactérias, fungos, enzimas), o controle e saneamento ambiental, além da clonagem animal e vegetal e da transgenia.
"As opções mais comum de atuação são as área de microbiologia, bioquímica, biologia molecular e fármacos", comenta Rocha. Não há piso para os profissionais da área, mas o professor da Unesp estima que o salário inicial para o engenheiro biotecnológico fique em torno de R$ 2,5 mil.

É pra você? - Nesse mix de biologia, matemática e informática, o ideal é ser bom nos três. Curiosidade e interesse nas inovações tecnológicas na área completam o perfil. "O futuro profissional deve ter, entre outros atributos, a capacidade de desenvolver projetos biotecnológicos com desenvoltura, estar sempre atento ao desenvolvimento e emprego de novas tecnologias na sua área de atuação, ser responsável no desenvolvimento de estratégia ambientais e sociais", enumera o coordenador da Unesp.

O que vem por aí - "Por ser ainda um curso bastante novo existem várias alternativas ainda não

exploradas", comemora Rocha. Na área industrial, ele cita o desenvolvimento de equipamentos de uso biotecnológico, a montagem de plantas industriais, a bioinformática, a nanotecnologia e projetos de engenharia de bioprocessos e biotecnológicos.
"Diversas frentes de atuação estão se estabelecendo, e a Engenharia Biotecnológica é considerada uma área de interesse estratégico para os países em desenvolvimento como o Brasil. Com a aprovação da Lei de Biossegurança, merecem destaque o desenvolvimento de células-tronco e a transgenia, além das áreas de nanotecnologia, redes neurais artificiais, bioinformática e bioprospecção, entre outras", diz.


Diferencial - Dedicação é fundamental e a preparação deve vir desde o começo. "Tenha atenção com a sua formação básica, principalmente nas áreas de exatas e biológicas", aconselha Rocha. Ele sugere ainda a leitura não só de obras diretamente ligadas à área, mas de todo tipo de novidade. Inglês também é uma ferramenta importante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário