sexta-feira, 25 de junho de 2010

Psicologia


A profissão vem se pautando, nos últimos anos, pelo compromisso de atingir de forma mais ampla toda a sociedade, indo além do tratamento tradicional ao indivíduo ao formular propostas de intervenção a partir da realidade social na qual as pessoas se inserem.Neste sentido, o profissional da área não atua mais só nos consultórios, mas tem ocupado também posições significativas nas ações voltadas à saúde mental e à saúde coletiva, em instituições educacionais, hospitalares, prisionais e judiciárias, em organizações não-governamentais (ONGs) e em projetos de inclusão social.Durante o curso, os alunos conhecem as diferentes concepções sobre o ser humano e a forma como ele vive, pensa, sente, se comporta e sofre. A Psicologia tem assumido a responsabilidade de ocupar novos campos de atuação, diversificando sua inserção e interlocução com outras áreas do conhecimento. O profissional, assim, reafirma seu papel transformador.Essa complexidade da formação acadêmica do psicólogo exige grande dedicação ao longo do curso. É recomendável que os alunos participem de grupos de estudo extraclasse e projetos de pesquisa e extensão universitária para complementar os conteúdos das aulas.Estágios, seminários e outros eventos científicos trazem a possibilidade de conhecer novos referenciais e se aprofundar naqueles com os quais se tem maior afinidade. O contato com uma bibliografia consistente, específica da área ou não, também cria uma importante base para a carreira nesse campo do conhecimento.O psicólogo pode intervir e pesquisar em diversas áreas, como Psicologia Educacional, Organizacional e do Trabalho, Clínica, Social e Comunitária, Jurídica, do Trânsito, do Esporte, em Orientação Profissional, Sexualidade Humana, Psicopedagogia, Psicomotricidade, Psicologia Hospitalar, Neuropsicologia, entre outras. Os setores emergentes, que buscam atender às necessidades sociais e à produção de novos conhecimentos, são a Psicologia Hospitalar, a Jurídica e a Esportiva. Manifestações psicossomáticas e as implicações do atendimento psicoterápico pela Internet são tratadas em vários campos de Psicologia Clínica.


O psicólogo é o profissional que estuda o comportamento humano das mais diversas formas. É responsável por diagnosticar e avaliar distúrbios emocionais e mentais e de adaptação social, elucidando conflitos e questões e acompanhando o paciente durante o processo de tratamento ou cura. Em empresas, o psicólogo também pode participar de processos de seleção e treinamento. "A proposta de formação é generalista, preparando profissionais aptos a atuar em um leque bastante amplo de atividades, abrangendo clínicas e hospitais até times de futebol, associações de bairro e entidades jurídicas", explica Edite Krawulski, coordenadora do curso de psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O curso tem duração de cinco anos, com disciplinas mais básicas no início e posteriormente a formação específica, além de diversos estágios profissionalizantes.

Mercado - As principais áreas de atuação são a psicologia clínica (atendimento de pacientes em consultórios ou hospitais), psicologia escolar (facilitação do processo de aprendizagem), psicologia organizacional (envolvimento na relação entre pessoas e locais de trabalho). A remuneração salarial inicial é estimada por Edite entre R$ 1.000 e R$ 2.000.

É pra você? - Entre as aptidões desejadas, o psicólogo deve ter facilidade de se comunicar, equilíbrio emocional, capacidade de observação e interesse pelos problemas humanos.

O que vem por aí - Uma tendência é a ocupação de vagas no serviço público, que vem reconhecendo a necessidade e a importância deste profissional, principalmente integrado a equipes de saúde. Na área da psicologia do trabalho, outra tendência são atividades de consultoria em planejamento de carreira, reorientação profissional e preparação para a aposentadoria. Áreas emergentes vêm se consolidando, como a psicologia do esporte e a psicologia jurídica. Atuações nos campos da redução de danos (com usuários de drogas, por exemplo), da assistência em catástrofes e desastres naturais e junto a vítimas de violência também vêm crescendo.

Diferencial - Para o estudante que busca uma formação mais sólida, Edite recomenda não se ater apenas à sala de aula. "É importante participar de projetos de pesquisa e de extensão desenvolvidos pelos professores, ocupar bolsas de monitorias e desenvolver diversos estágios, de modo a experimentar diferentes áreas, para poder escolher melhor que tipo de atividade vai seguir posteriormente", diz a professora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário