quinta-feira, 24 de junho de 2010

Enfermagem


O objetivo do curso de Enfermagem é formar profissionais com senso crítico, consciência de seu papel na sociedade e competência profissional para assistir o indivíduo, a família e a comunidade em diferentes cenários da prática profissional e em diversos níveis de atenção à saúde.Cabe, privativamente, ao enfermeiro a chefia de unidades de Enfermagem (organização, coordenação e avaliação) e o planejamento da assistência oferecida pela equipe, formada por técnicos e auxiliares. Somente o enfermeiro pode realizar a consulta e a prescrição de enfermagem, bem como prestar os cuidados mais complexos, como, por exemplo, assistência a pacientes com doença grave.Como é cada vez mais importante a presença de profissionais que atuam em promoção, prevenção, recuperação e manutenção da saúde, a profissão de enfermeiro vive um bom momento.O enfermeiro precisa ter visão ética, política e crítica da realidade de saúde nacional, regional e local, características que, associadas ao conhecimento técnico-científico, são essenciais para quem deseja atuar na área. Da mesma forma, planejar e implementar programas de formação e qualificação contínua dos trabalhadores de enfermagem e de saúde também pode ser uma boa opção profissional. O trabalho interdisciplinar, com visão integral do ser humano, é indispensável ao enfermeiro. Para tanto, a profissão exige, entre outros atributos, conhecimentos de comunicação.Atualmente, há grande oferta de vagas para enfermeiros, principalmente com o processo de implantação e operacionalização, pelo governo federal, do PSF (Programa Saúde da Família) em todos os municípios do território nacional. Nessa proposta, eles são profissionais imprescindíveis, sobretudo para a formação e/ou coordenação das equipes de trabalho.Em substituição ao modelo tradicional de assistência, orientado para a cura de doenças no hospital, o PSF busca a reorganização da prática assistencial em novas bases e critérios. A atenção, agora, está centrada na família, em seu próprio ambiente físico e social. Cabe às equipes do programa ter uma ampla compreensão do processo saúde-doença e da necessidade de ações que devem ir além das práticas curativas.O enfermeiro pode exercer funções assistenciais, gerenciais, de ensino e de investigação científica, aplicando seus conhecimentos na qualificação da prática profissional. Pode atuar em hospitais públicos e privados, clínicas de saúde, assistência ambulatorial e domiciliar, auditorias, no ensino médio, superior e de pós-graduação, em laboratórios de pesquisa e em empresas, como enfermeiro do trabalho, além de participar de entidades representativas da categoria e dos movimentos sociais na área da Saúde. Para atualizar-se, este profissional conta com diversos cursos de especialização, residência e pós-graduação no País e no Exterior.
Antes relegada à segunda opção de quem queria fazer Medicina, a Enfermagem está ganhando seu próprio espaço nas preferências de quem sonha trabalhar na área da saúde. É que a profissão vem sendo mais valorizada, em função da participação do enfermeiro nos programas de saúde familiar. Mas a principal característica da profissão permanece a mesma: é importante que o futuro enfermeiro goste de cuidar de pessoas. Além de tratar o paciente, o profissional faz a ponte entre ele e sua família com o hospital - médicos, administração, etc.
O curso, que dura oito semestres, tem disciplinas como anatomia, biologia e outras ligadas à área da saúde. Na Universidade do Vale do Rio do Sinos (Unisinos) há ainda, entre as disciplinas opcionais, aulas de nutrição, socorros de urgência e até fundamentos de marketing.

Mercado - Conforme a coordenadora do curso de Enfermagem da Unisinos, no Rio Grande do Sul, Petronila Libana Cechin, os profissionais costumam atuar em área hospitalar e saúde pública. "Cada vez mais, o profissional responde pelo gerenciamento de unidades hospitalares e de serviços públicos", comenta. Petronila diz que entre as principais atribuições do enfermeiro estão auxílio no diagnóstico, planejamento e implementação das ações que atendam à promoção da saúde e prevenção das doenças e cuidados de maior complexidade.
Segundo a coordenadora da Unisinos, não há piso salarial para os profissionais. Mas os enfermeiros devem ser cadastrados no Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). "O salário no setor público segue o padrão dos profissionais da área da saúde. Nas instituições particulares, cada uma determina o pagamento", afirma Petronila.

É pra você? - Além de gostar de pessoas, é importante que o futuro enfermeiro, como os demais profissionais da área de saúde, esteja preparado para estudar bastante e se manter atualizado. Também é interessante que o profissional seja detalhista e cuidadoso, já que lida com procedimentos que afetam diretamente o bem-estar dos pacientes.

O que vem por aí - A professora da Unisinos diz que a Enfermagem tem recebido mais oportunidades na área de saúde pública. "Especialmente nas ações estratégicas da Saúde da Família", comenta. Outra frente que se abre para o profissional é o atendimento emergencial pré-hospitalar e o home care, quando o enfermeiro atende o paciente em casa.

Diferencial - Para se destacar ainda na faculdade, Petronila sugere que o aluno invista no conhecimento científico. "É importante buscar estágios complementares e realizar intercâmbios extra-curriculares", enumera a professora

Nenhum comentário:

Postar um comentário