quinta-feira, 24 de junho de 2010

Artes Visuais

Carreira oferece abordagens modernas de manifestação cultural



Os artistas retratam seu tempo e sua sociedade desde os primórdios das manifestações culturais. As características do mundo atual são espelhadas tanto nas artes consolidadas quanto nas emergentes, como as artes visuais, que possuem um campo vasto de atuação. A área abriga interfaces com outras áreas, como Comunicação, Publicidade e Propaganda, Têxtil e Moda, Marketing, Editoração, Jornalismo, Televisão, Cinema, Teatro, Fotografia, Design Gráfico, Design de Produto, Arquitetura, Decoração, Engenharia, Saúde e Educação.O curso Artes Visuais – Licenciatura e Bacharelado habilita o profissional para a produção, a pesquisa, a crítica, a gestão e o ensino na área. A diversificada formação teórico-prática proporciona uma inserção no mercado de trabalho em condições privilegiadas para o exercício das atividades artísticas. E para o artista que já trabalha na área, é uma excelente oportunidade de obter o tão sonhado, e necessário, diploma universitário. O curso também atrai muitas pessoas que atuam em outras áreas, mas desejam fazer uma mudança de carreira.O artista visual integra equipes para produção de trabalhos de escultura, pintura, gravura, desenho, fotografia, videoarte, web art e body art, desenvolve performances e prepara instalações artísticas para exposições em galerias, museus, coleções, espaços públicos e privados. Ainda atende encomendas de representação de cenas, grafites, decoração de ambientes, construção de objetos e figuras bi e tridimensionais para utilização em eventos culturais, educativos, publicitários e empresariais.Os conhecimentos de história da arte e de estética, aliados às habilidades de execução visual, são aplicados em funções de direção de arte, animação, planejamento e execução de cenários, videografismos, maquetes, mockups, cenotecnias para cinema, teatro, televisão e vídeo. O profissional também pode criar ilustrações, histórias em quadrinhos, cartuns, capas de livros, fazer editoração e diagramação em empresas jornalísticas e de mídia impressa, trabalhos com DVD, multimídia e sites de Internet em produtoras de mídia eletrônica.Tende a conseguir uma melhor colocação aquele profissional que não apenas tenha uma sólida formação teórico-prática, como esteja sempre atualizado e seja capaz de aprimorar suas atividades e habilidades continuamente. Outras possibilidades oferecidas pelo mercado são ações de curadoria, montagem de exposições, monitoria em eventos culturais, preservação, restauro, gestão, avaliação e certificação de obras de arte, crítica de arte, história da arte. (Revista Veja)


O ditado é verdade: um bom artista se faz com 10% de inspiração e 90% de transpiração. É bem verdade que sem aquele dom natural, fica difícil. "Se o candidato não tiver talento para as artes plásticas, nem terá a chance de passar no vestibular", admite o coordenador do curso de Artes Visuais da Unesp, Omar Khuri. Isso porque os cursos na área costumam exigir um teste de aptidão antes das provas tradicionais de vestibular. Mas além de sua inata capacidade, você vai precisar de disposição para enfrentar os quatro anos de curso. Além das aulas de pintura, desenho e linguagem corporal, há disciplinas como história da arte, teoria da comunicação, psicologia, sociologia...

Mercado - Nem só de pintores vive a profissão. Conforme o professor Omar Khuri, além de artistas plásticos, os profissionais das Artes Visuais podem também exercer outras funções que careçam de sensibilidade artística, como diagramadores, designers gráficos, fotógrafos e ilustradores. "Com a licenciatura, também formamos professores que exercerão a docência nos Ensinos Fundamental e Médio", lembra.
Não há um piso definido para a profissão. Se o egresso for exercer a docência, o salário variará bastante, dependendo da escola em que for trabalhar: se da rede pública ou privada. "Um artista, em começo de carreira, ganha mal, mas é norteado pela ambição artística ¿ e a coisa não foi diferente para Matisse ou Picasso!", brinca Khuri.

É pra você? - É preciso alguma aptidão para as artes. Sensibilidade, criatividade, vontade de aprender mais e dedicação completam o perfil do profissional de Artes Visuais. "O campo é difícil, mas essencial para o País que, melhorando como um todo, oferecerá mais chances aos que vierem dessa formação. Trata-se, antes de tudo de arte. Portanto, há a exigência de algum talento para a coisa. É, eu diria, uma questão de vocação", comenta o professor da Unesp.

O que vem por aí - Khuri comenta que há diversas novas áreas de atuação para o artista visual. "O egresso poderá, também, trabalhar com pesquisa, fazer trabalho técnico em ateliês, monitoria, lidar com arte-educação, restauro e museologia - para isto, devendo fazer curso extra de especialização -, vídeo-arte...", enumera.

Diferencial - Para se destacar na faculdade, o coordenador do curso da Unesp aconselha muito empenho. "É importante viver a universidade, aproveitar o tempo e o espaço para a práxis artística e para a reflexão", afirma.
Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário