quinta-feira, 24 de junho de 2010

Administração Pública



Capacidade de superar dificuldades e resolver problemas








Ser um futuro administrador público exige muito. É necessário entender o país em que se vive e também saber resolver problemas complexos. A administração pública de hoje não é mais aquela do escritório fechado, de carimbos e papéis na mesa. Agora esse profissional precisa ter conhecimento sobre todas as etapas do processo, que vai desde as compras, passando pela gestão do dinheiro previsto no orçamento, até como atender famílias que perderam tudo após uma for te chuva, por exemplo. Não é fácil, mas é desafiador.A carreira não se restringe aos cargos do Poder Executivo. Uma série de outros profissionais ligados ao serviço público, como médicos, fiscais, professores ou juízes, acabam também tendo de exercer funções de um administrador público. A profissão também tem espaço em várias outras organizações que precisam de administradores que pensem nos problemas da sociedade.É o caso de organizações não-governamentais (ONGs), hospitais – que agora são organizações sociais –, entidades de classe, sindicatos e aquelas empresas, tanto públicas quanto privadas, que pensam na sua responsabilidade social. Com os novos tempos, muito do que era somente do Estado é hoje também da sociedade.Esses novos desafios exigem administradores públicos mais criativos, capazes de trabalhar em grupo, de superar as dificuldades e colocar em prática as decisões. Não há mais tempo a perder com exigências burocráticas sem sentido. O que se espera agora é que se use bem, com eficiência e responsabilidade, aquilo tudo que é recurso público, seja ele uma escola, um avião ou um câmpus de universidade.Os alunos formados em Administração Pública podem trabalhar em órgãos federais, estaduais e municipais, em ONGs, em consultorias para a área pública e em empresas socialmente responsáveis, de modo a ajudar a garantir a governança corporativa que hoje o mercado de capitais exige. (Revista Veja)

A administração de cidades, de Estados e do País não é mais coisa para amadores. Mesmo que você veja apenas políticos na linha de frente, acredite: se eles estão preocupados com a gestão correta dos recursos que estão à disposição, devem estar cercados de profissionais competentes. E é aí que está um dos principais nichos para uma área que vem crescendo nos últimos anos: a Administração Pública.
Mas esqueça os carimbos, as mesas repletas de papéis inúteis e toda a burocracia que você pode associar ao serviço público. A palavra-chave do administrador público é a criatividade, de fazer muito com poucos recursos e ser generalista. Em um município pequeno, um dos principais mercados para o profissional, é preciso saber lidar com o setor de compras, com a área de transportes, com a gestão do orçamento... Por isso, o curso mescla disciplinas diversas, como Teoria da Administração, Direito Administrativo, Contabilidade Pública e Marketing, conforme dados da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Mercado - Os profissionas da Administração Pública trabalham em órgãos federais, estaduais e municipais e consultorias para a área pública. Mas, apesar do nome, não é só na esfera pública que estão as vagas para o profissional.
Conforme José Carlos Buzanello, coordenador do curso na Universidade Federal do Rio de Janeiro (Unirio), as maiores oportunidades estão nas empresas privadas. Isso porque dentro das companhias é importante que haja um profissional com conhecimento da estrutura administrativa dos órgãos públicos com os quais a empresa vai se relacionar, seja como cliente, seja como fornecedora. Buzanello comenta que o salário, em média, está na casa dos R$ 1,1 mil.

É pra você? - Para ser um bom profissional da área, é preciso reunir características próprias dos administradores: criatividade e capacidade de trabalhar em grupo. "Ter uma habilidade de raciocínio rápido para resolver problemas e prever as respectivas situação futuras. O aluno deve ser dedicado e perseverante", avisa Buzanello, da Unirio.


O que vem por aí - A atuação em Organizações Não-Governamentais (ONGs) e na área de responsabilidade social das empresas é um dos principais novos nichos para o administrador público. "Hoje, a Teoria da Administração enfoca o mundo interno da empresa com o relacionamento do mundo externo da responsabilidade social do agente econômico", explica o coordenador da Unirio, o que vem bem a calhar para um profissional que reúne a prática administrativa com o conhecimento da gestão pública.


Diferencial - Para se dar bem desde o começo da faculdade, é bom ser bem-informado. "Não deixe de estudar e estar atento às mudanças do mundo empresarial e da administração pública gerencial", aconselha Buzanello. Na Unesp, o estudante de Administração Pública ainda faz, a partir do terceiro ano do curso, um estágio supervisionado em instituições públicas, governamentais ou não.
Fonte: Terra






Nenhum comentário:

Postar um comentário