quinta-feira, 24 de junho de 2010

Biologia

A intervenção desordenada e inconsequente da espécie humana na natureza desde a Revolução Industrial vem causando alterações no equilíbrio ambiental que já começam a provocar mudanças climáticas, com reflexos ime­diatos e de longa duração sobre as espé­cies viventes, que correm sério risco de extinção. Neste cenário, o biólogo, hoje mais do que nunca, tem um papel importantíssimo na preservação e no uso sustentável do meio ambiente, na prevenção, na biorremediação de impactos e na educação ambiental.E não é apenas neste problema da atualidade que este profissional é requisitado. Várias outras tendências do mundo moderno demandam o trabalho de um ­biólogo. A ele cabe, por exemplo, identificar, caracterizar e desenvolver produtos de interesse biotecnológico, o que inclui trabalhos com clonagem, transgênicos, terapias gênicas, células-tronco, produção de vacinas, fármacos e novos produtos.O biólogo pode ainda atuar nas áreas de análises clínicas, saúde pública, biologia forense, bioenergética, oceanografia, paleontologia, coordenando projetos, rea­lizando perícias, laudos e pareceres, tanto em universidades quanto em institutos de pesquisa, em zoológicos, museus, hospitais, empresas, órgãos públicos, ONGs, etc. O licenciado em Ciências Biológicas também pode atuar como professor nos ensinos fundamental e médio e nas várias áreas da educação ligadas à Biologia.

Estudar os seres vivos e a forma como eles interagem é a missão do biólogo. "O graduado em Ciências Biológicas, tanto o bacharel como o licenciado, é um cientista que atua no âmbito do estudo da vida em todos os seus níveis, compreendendo a diversidade, a estrutura, o funcionamento, a evolução e as interações ecológicas dos seres vivos", explica a coordenadora do curso de Ciências Biológicas da Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre (PUCRS), Guendalina Turcato Oliveira.
A faculdade, que dura quatro anos, reúne disciplinas como ecologia, biodiversidade e até geologia. Para bacharéis e licenciados, o estágio supervisionado é obrigatório.

Mercado - O biólogo pode atuar em órgãos públicos ou na iniciativa privada, inclusive como prestador de serviços. A área mais comum de atuação é na licenciatura, como professor, mas a maioria dos formados acaba completando ambas graduações. "Normalmente, o licenciado obtém registro junto ao Conselho de Biologia podendo assim, desempenhar as funções de Biólogo além de poder atuar no ensino fundamental e médio", diz Guendalina.
Como biólogo, o profissional pode trabalhar como pesquisador, consultor, perito, elaborador, executor e supervisor de ações nas áreas da saúde humana e coletiva, saneamento, controle de pragas, conservação de recursos naturais, preservação do meio ambiente, melhoramento genético, biotecnologia e engenharia genética e análise de impacto ambiental. O Conselho de Biologia prevê diferentes pisos para a categoria, conforme a graduação atingida. Para o graduado sem pós-graduação, a base salarial é R$ 1.778.

É pra você? - A coordenadora da PUCRS afirma que o biólogo deve ter, antes de tudo, interesse pela ciência da vida. Outras características desejáveis para o futuro profissional são curiosidade, senso critico, gosto pela leitura e capacidade de observação.


O que vem por aí - O crescente interesse pela sustentabilidade vem ampliando o mercado. "A área ligada ao meio ambiente e principalmente, à responsabilidade ambiental deve crescer muito em face das preocupações globais de conservação do planeta", afirma Guendalina. "Podemos destacar também a área da saúde, como células-tronco, genômica, biotecnologia para medicamentos e para agricultura, além da área forense", enumera.


Diferencial - Para a coordenadora do curso, a faculdade exige seriedade, muito estudo e leitura de livros técnicos e trabalhos científicos, especialmente de textos em inglês. Guendalina também sugere que o aluno aproveite o tempo da graduação para conhecer as diferentes áreas de atuação do biólogo e procure ter um domínio de todas as áreas, "pois a interdisciplinaridade é inevitável para a compreensão dos processos biológicos".
Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário