quinta-feira, 24 de junho de 2010

Biblioteconomia


O profissional desta área tem como principal foco mediar o acesso das pessoas às informações de que elas precisam. Em seu dia-a-dia, ele realiza atividades de busca, recuperação, análise, organização, armazenamento, preservação e disseminação de informações, apoiadas ou não em tecnologias de informação e comunicação.O campo de atuação do biblio­teco­no­mis­ta é bastante abrangente. Na área educacional, principalmente nas escolas de nível fundamental e médio, as bibliotecas estão diretamente vinculadas a projetos pedagógicos – tendo em vista a melhoria da aprendizagem –, ao desenvolvimento da prática da pesquisa escolar dos alunos e ao fomento à leitura. Nas universidades, as bibliotecas funcionam como catalisadoras e disseminadoras de informação, apoiando o ensino, a pesquisa, a extensão e a geração de conhecimento.A Internet ampliou essas possibilidades, uma vez que propicia acesso às bases de dados, aos portais de informação e às bibliotecas digitais. A organização da informação no ambiente digital é uma preocupação da área. Em bibliotecas públicas, centros culturais e oficinas de leitura, o bibliotecário atua com atividades culturais e de incentivo à leitura.Na área empresarial, em ONGs, sindicatos e associações, pede-se uma atua­ção profissional voltada para o apoio ao processo decisório, à produtividade e à competitividade organizacional. Entre as atividades desenvolvidas podem-se citar: buscar e monitorar informações, mapear os fluxos formais e informais de informação, filtrar e obter dados e informações, tratar, analisar e gerenciar a informação, utilizar tecnologias de informação e telecomunicação, disseminar e mediar informação ao público interessado, criar e disponibilizar produtos e serviços de informação de qualidade. Finalmente, cabe ao bibliotecário desenvolver um comportamento positivo voltado ao compar­tilhamento e à socialização do conhecimento entre as pessoas.

A Biblioteca Nacional do Brasil tem mais de 8 milhões de publicações organizadas em um prédio histórico no Rio de Janeiro, o que a faz a maior da América Latina em acervo. Já pensou encontrar um livro perdido nessa imensidão sem a ajuda de um bibliotecário? Ele não é apenas o rapaz que atende no balcão da biblioteca, mas sim o profissional que organiza a informação, esteja ela em livros, bases de dados ou até em sites na internet.
"Muita gente acha que o bibliotecário é aquele indivíduo sisudo de óculos que fica controlando a biblioteca, o empréstimos dos livros e a ordem e o silêncio", explica a coordenadora do curso na Universidade Estadual Paulista (Unesp), Helen de Castro Silva. "O profissional não trabalha somente em bibliotecas e, quando o faz, deve tornar o ambiente agradável e convidativo, integrar a biblioteca à comunidade onde está inserida ao máximo e fomentar a leitura."


Mercado - O local de trabalho mais comum para o profissional de Biblioteconomia não podia ser outro: é mesmo a biblioteca. Nessas instituições, ele fica responsável por adquirir, organizar e divulgar a informação para os freqüentadores. Mas nem só de prateleiras e mais prateleiras de livros vive o bibliotecário. "Nas empresas, por exemplo, ele pode fazer um trabalho de busca de patentes, buscar e acompanhar informações de interesse para a empresa, organizar vídeos e imagens", comenta Helen. O profissional também pode atuar na preservação e conservação de documentos e normalização de trabalhos científicos. O piso salarial de São Paulo, segundo a professora da Unesp, é de R$ 1.573,00 para iniciantes.


É pra você? - Não tem jeito: o bibliotecário precisa ser, antes de tudo, organizado e meticuloso. Um profissional bagunceiro poderia causar uma hecatombe em um acervo de uma biblioteca grande. "Também é importante ter facilidade para lidar com pessoas, se manter atualizado", diz Helen. Domínio de ferramentas como o inglês e a informática são fundamentais.


O que vem por aí - A internet ampliou infinitamente o campo de trabalho para o profissional da Biblioteconomia. Afinal, o que não falta na rede é informação implorando para ser organizada. "Uma tendência na área é o desenvolvimento de técnicas para a organização da informação na rede. Outra frente de atuação é ensinar as pessoas a fazer uso dos recursos informacionais, a fazer uma boa pesquisa na internet, por exemplo, selecionando informações de qualidade, além da criação e oferecimento de produtos e serviços de informação online", enumera Helen.


Diferencial - A professora aposta na diferenciação dos alunos através da participação em projetos de pesquisa e extensão com os professores e grupos de estudo. "Vale a pena também descobrir qual o campo de atuação com que o aluno mais se identifica, para depois se aprimorar nele", avalia.
Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário