quinta-feira, 24 de junho de 2010

Administração de empresas

Sucesso na carreira depende de boas estratégias e escolhas acertadas


A competitividade do mercado exige cada vez mais das organizações a criação de estratégias e sistemas de gestão que lhes permitam manter suas atividades em funcionamento e desenvolvê-las com excelência. Esse processo exige profissionais capacitados para tomar decisões com eficiência e eficácia em todos os setores econômicos.O escopo de trabalho do administrador inclui várias atividades, entre elas a função de identificar, entre muitas opções, as que são melhores para o cumprimento de uma missão ou dos objetivos da organização. Cabe a ele, também, executar os processos de trabalho e decidir onde alocar os recursos a ele destinados, entre outras coisas.Em um mercado internacionalizado exige-se uma competência ainda maior, com profissionais com uma visão diferenciada, que sejam capazes de compreender as necessidades, selecionar oportunidades promissoras, identificar padrões de mudanças e potencialidades das organizações.


Responsável por garantir o bom funcionamento das organizações, o administrador de empresas pode atuar em áreas distintas como finanças, recursos humanos, logística, qualidade de processos e gestão de produção. O curso forma profissionais aptos a identificar os principais enfoques necessários para a gestão das organizações. O objetivo é oferecer ao formando o conhecimento dos principais métodos e instrumentos que possibilitem os melhores resultados na gestão financeira, de mercado, de pessoas e clientes, entre outros. O currículo inclui uma formação básica, envolvendo disciplinas de direito, sociologia, contabilidade, matemática, estatística, economia e ciência política.


Mercado - Os administradores podem trabalhar como técnicos de funções administrativas ou como gerentes e executivos em empresas, instituições privadas sem fins lucrativos e instituições governamentais. Se tiverem perfil empreendedor, podem gerir seus próprios negócios ou atuar como consultores especializados em assuntos relacionados à administração organizacional. O salário médio inicial é de R$ 1.500. O coordenador do curso de administração da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Aureliano Angel Bressan, lembra que a área de recursos humanos possui uma demanda crescente pelo profissional de treinamento e desenvolvimento de pessoal.


É pra você? - O administrador de empresas deve ser flexível, dinâmico e ter a capacidade de tomar decisões de maneira rápida, acompanhando a velocidade do mercado. Interesse pela área administrativa e capacidade de lidar com pessoas são características que podem levar ao sucesso na profissão.


O que vem por aí - Além da logística, que é uma área em expansão, existem algumas nichos de atuação em desenvolvimento, como administração hospitalar e mercado de capitais.


Diferencial - "Logo no início do curso, é indicado procurar um estágio na área que pretende seguir, buscando assim, desde cedo, familiaridade com a cultura empresarial necessária à identidade de administrador", aconselha o administrador Augusto Dias, supervisor de logística de uma multinacional. Além do bom desempenho em sala de aula, é recomendado participar de atividades de pesquisa (iniciação científica), empresas juniores e atividades de ensino e extensão (monitorias, intercâmbios no Brasil e no Exterior e participação em eventos).

Fonte: Terra

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