quinta-feira, 24 de junho de 2010

Arquitetura e Urbanismo


Metas é projetar espaços minimizando conflito entre homem e natureza


O curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo tem como objetivo formar um profissional generalista, apto a compreender e traduzir as necessidades dos indivíduos, de grupos sociais, de comunidades e da sociedade em geral, com relação à concepção, organização e construção do espaço interior e exterior. Ele deve abranger o urbanismo, a edificação, o paisa­gismo, bem como a conservação e a valorização do patrimônio construído, a proteção e o equilíbrio do ambiente natural e a uti­li­zação racional dos recursos disponíveis, de acordo com resolução do MEC (Ministério da Educação) de 2006.Os conhecimentos amplos, diversificados e complexos tornam a profissão extremamente estimulante. A principal preocupação do profissional está em atingir a maior qualidade estética e funcional nas suas intervenções, sempre tendo como norteador a responsabilidade so­cial. O campo da Arquitetura e Urbanismo é multidisciplinar. O arquiteto intervém no espaço a partir do referencial de outras áreas, como, por exemplo, a sociologia, a antropologia, a engenharia, a história, a ecologia, as artes e a economia.Ao longo do curso, o aluno recebe as ferramentas necessárias para que possa atuar na leitura, na interpretação de questões urbanas e na intervenção projetual, o que lhe permite conceber, elaborar e gerenciar projetos de arquitetura e urbanismo (loteamentos, equipamentos coletivos, espaços livres e de lazer e mobiliário urbano), bem como planejar políticas habitacionais e outras ocupações territoriais e patrimoniais.O arquiteto pode desenvolver suas atividades em escritório próprio ou em órgãos públicos, projetando edifícios, espaços livres, preservando o patrimônio arquitetônico e urbanístico, criando e expandindo áreas urbanas ou planejando a ocupação de territórios mais amplos. Ele deve ser capaz de interpretar uma situação complexa, como a exigência de modificar um ambiente em função de necessidades específicas do usuário e das características do lugar (clima, topografia, regulamentação).Também é preocupação do arquiteto projetar espaços sem destruir elementos importantes do ambiente natural, mini­mizando o conflito entre homem e natureza. No século XXI temos a preocupação de criar espaços sustentáveis, reformar, reabilitar, restaurar e reciclar. Esses fatores levaram ao aumento da necessidade desses profissionais nos postos da administração municipal, estadual e federal e nas áreas de planejamento urbano, habitacional, ambiental, social e obras.
Missão do curso: Formar Arquitetos e Urbanistas com sensibilidade artística e consciência sócio-ambiental.
O curso de Arquitetura e Urbanismo tem como característica principal estabelecer e transmitir os conceitos que privilegiam os aspectos formais e o conhecimento técnico. Esta junção de propósitos faz com que o aluno formado seja um profissional não só instrumentalizado para trabalhar com arte e técnica, sensibilidade e conhecimento, mas também para atender, eficientemente, dentro de seu campo de ação, todas as necessidades da sociedade da qual faz parte.

Diferencial -
O Curso de Arquitetura e Urbanismo apresenta como principal diferencial a sua estrutura curricular, elaborada de modo a permitir que:
O aluno compreenda, desde o início do curso, que Arquitetura e Urbanismo não devem ser tratados como disciplinas isoladas e sim como elementos que estruturalmente se integram;
Se desenvolvam as habilidades formais pela intervenção do desenho e da plástica;
Seja percebida a interdisciplinaridade que integra a atividade projetual;
Seja percebido que o desenvolvimento profissional se dá através de um processo reflexivo e crítico e não meramente intuitivo.

Mercado de Trabalho -
O Arquiteto e Urbanista encontra uma grande variedade de setores nos quais pode atuar.
Conforme a legislação que regula a profissão, este profissional pode, entre outras atividades: projetar, construir e reformar edificações dos mais variados portes; trabalhar nas áreas de desenvolvimento e planejamento urbano, preservação e restauro de patrimônio histórico; atuar em arquitetura de interiores, exercer tarefas de consultoria, assessoria e de gerenciamento de obras; realizar vistorias, laudos, avaliações e pareceres e ainda dedicar-se ao ensino e à pesquisa. O Arquiteto e Urbanista tanto pode exercer a sua profissão como autônomo ou pode atuar em empresas, especialmente as de arquitetura e de engenharia, como também estar vinculado a prefeituras, órgãos públicos, organizações não governamentais (ONGS) e instituições de ensino e pesquisa. Pelo conjunto de áreas de atuação apresentadas, e que não são todas as que a legislação discrimina, pode-se concluir que o Arquiteto e Urbanista tem oportunidades de trabalho em um riquíssimo leque de caminhos profissionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário